Governo adjudica 6ªfeira Concessão Douro Litoral a consórcio liderado pela Brisa

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 27 Dez (Lusa) - Os secretários de Estado do Tesouro e Finanças e das Obras Públicas adjudicam sexta-feira ao consórcio Auto-estradas do Douro Litoral (AEDL), liderado pela Brisa, a Concessão do Douro Litoral, um investimento de 872 milhões de euros.

De acordo com a informação divulgada pelo Ministério das Obras Públicas, a concessão do Douro Litoral terá uma extensão total de 129 quilómetros, 76 dos quais correspondem "à construção, conservação e exploração de novas auto-estradas", e 53 quilómetros à beneficiação, conservação e exploração de vias já em serviço.

"A construção dos novos lanços irá beneficiar directamente cerca de um milhão e quinhentos mil habitantes dos concelhos da Maia, Matosinhos, Valongo, Paredes, Porto, Gondomar, Gaia, Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis", descongestionando o trânsito nos concelhos de Oliveira de Azeméis e Paredes e permitindo uma redução de cerca de 20por cento na taxa de feridos graves e vítimas mortais, refere o comunicado do Ministério tutelado por Mário Lino.

Esta concessão inclui a construção dos lanços S. João da Madeira/ Carvalhos, Picoto/Nó da Ermida e Gondomar/Covelo e a beneficiação dos troços entre Ameal/Leça do Balio, Coimbrões/Ponte da Arrábida, Nó de Santo Ovídio/Coimbrões, Carvalhos/Nó da VCI, Nó de Francos/Nó da VCI, Ponte da Arrábida (Norte)/Sendim, Espinho/Picoto, Ponte do Freixo Norte/Gondomar e Coimbrões/Ponte do Freixo Sul.

O lanço Gondomar/Covelo (A43/IC29) estará concluído em Agosto de 2010, tendo os restantes conclusão prevista para 2011.

Esta concessão é a primeira a ser adjudicada do "pacote" de nove novas concessões anunciadas pelo Governo: Douro Litoral, Túnel do Marão, Auto-Estrada Transmontana, Douro Interior, Baixo Alentejo, Baixo Tejo, Auto-Estrada do Centro, Litoral Oeste e Alto Alentejo.

Além da concessão Douro Litoral, foram lançadas no decorrer de 2007 mais cinco concessões -Túnel do Marão, Douro Interior, Auto-Estrada Transmontana, Baixo Alentejo e Baixo Tejo -, sendo que as restantes três serão lançadas em 2008.

O anúncio da adjudicação da concessão está agendado para 15:00, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira.

CSJ.

Lusa/Fim


PUB