Galp poderá vender 132 postos da rede da petrolífera em Portugal

por RTP
O processo de venda deverá ser lançado nas próximas semanas RTP

A Galp vai colocar à venda 132 dos postos da rede de abastecimentos em Portugal, um processo que deverá arrancar nas próximas semanas para ser fechado até ao final de Março. A decisão tem a ver com a posição dominante no mercado que levou Bruxelas a exigir uma alienação de activos.

No ano passado, a Comissão Europeia deu luz verde à Galp para adquirir os activos ibéricos da Exxon Mobil, um negócio que viria a permitir à petrolífera portuguesa o alargamento da rede para os 1.535 postos.

Bruxelas considerava na altura não existirem razões para não viabilizar o negócio. De acordo com a comissão, o alargamanto da rede Galp não iria alterar de forma significativa a estrura dos mercados espanhóis.

Já no que respeita à estrutura nacional, Bruxelas julgou de forma inversa, determinando que, para poder exercer o controlo da Esso Portugal, Esso Espanhola e parte da ExxonMobil Chemical, a Galp teria de vender vários activos da Esso portuguesa.

A Comissão Europeia deliberou em Outubro relativamente a esta matéria, dando na altura seis meses para que a petrolífera procedesse à alienação de activos.

Apesar de na determinação de Bruxelas não constar a imposição de venda de postos de combustível, a Galp poderá estar disposta a desfazer-se de 132 estações de abastecimento, constando ainda do pacote de venda diversos activos da área da logística e da armazenagem.

O processo de venda deverá ser lançado nas próximas semanas, para ser fechado no final de Março, dentro dos prazos impostos pela comissão, e já haverá interesse no negócio por parte da Cepsa.

Galp sobe preço dos combustíveis

A Galp aumentou esta segunda-feira o preço dos combustíveis em dois cêntimos, colocando um ponto final no ciclo de descida dos preços.

A petrolífera justificou o aumento com o "pico de subida" do petróleo nos mercados internacionais durante a semana que passou, ao que acrescenta a desvalorização do euro face ao dólar.
PUB