Fluor e Técnicas Reunidas ganham reconversão de refinarias da Galp em Sines e no Porto
A empresa norte-americana Fluor e a espanhola Técnicas Reunidas foram as vencedoras do concurso lançado pela Galp para a reconversão das refinarias do Porto e de Sines, anunciou hoje Ferreira de Oliveira.
"É o maior projecto jamais iniciado em Portugal, superior a 1.000 milhões de euros", afirmou o presidente executivo da Galp Energia durante a apresentação dos resultados semestrais.
A Galp Energia anunciou em Janeiro um investimento de 1,42 mil milhões de euros, entre 2007 e 2010, nas refinarias de combustíveis de Sines e do Porto, nomeadamente no aumento da produção de gasóleo e modernização de infra-estruturas.
Os projectos contemplados no pacote de investimentos permitirão aumentar a integração entre as duas refinarias e dotar o aparelho refinador de uma maior flexibilidade, da mesma forma que contribuirá para melhorar a eficiência energética, referia então a Galp.
A infra-estrutura produtiva das duas refinarias receberá um investimento de 998 milhões de euros e o crude processado aumentará em 12 por cento, para 15 milhões de toneladas.
A capacidade total de refinação de Sines e Porto será mantida nos 15,2 milhões de toneladas anuais, esperando-se um aumento da margem de refinação da Galp em três dólares por barril de crude.