Moura, Beja, 07 Mai (Lusa) - A cidade alentejana de Moura vai transformar-se, entre quinta-feira e domingo, na "capital" do azeite e do bovino mertolengo, através de duas feiras com 60 expositores para promover estes dois produtos da economia do concelho.
A décima Olivomoura - Feira Nacional de Olivicultura, dedicada a uma das principais actividades económicas do concelho, e a décima quarta Feira do Bovino Mertolengo, dedicada a esta raça autóctone, vão decorrer no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Moura.
Os certames pretendem "valorizar as potencialidades olivícolas, oleícolas e agro-pecuárias do concelho de Moura, apostando em dois dos principais produtos da economia local: o azeite e a carne de bovino de raça mertolenga", explicou hoje à agência Lusa o vereador do município, Santiago Macias.
"A imagem de marca do azeite produzido no Alentejo está indissociavelmente ligada a Moura", salientou o autarca, acrescentando que "a olivicultura é uma das principais actividades económicas do concelho", onde existem "40 mil hectares" de olival.
Além de um dos principais certames agrícolas do Alentejo, a Olivomoura "já se afirmou como uma das mais importantes feiras em Portugal dedicada à olivicultura", salientou.
No concelho de Moura, disse Santiago Macias, existem vários produtores de Carne Mertolenga, um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP) e cuja produção, transformação e elaboração está delimitada às regiões do Alentejo, Ribatejo, Beira Interior, Algarve e Açores.
Trata-se de uma carne "tenra, suculenta e extremamente saborosa", porque os bovinos, ainda bezerros, alimentam-se sobretudo do leite materno e a partir dos seis a nove meses pastam ao ar livre e têm uma alimentação natural, à base de cereais, fenos e pastagens, explicou o vereador.
Um concurso nacional de azeite virgem, jornadas técnicas e workshops temáticos sobre olivicultura, azeite e bovinos de Raça Mertolenga, provas de azeite e uma mostra de pratos tradicionais confeccionados com azeite e com carne mertolenga são as principais ofertas dos certames.
Ao Concurso Nacional de Azeite Virgem da Olivomoura, que se realiza sexta-feira, às 19:00, concorrem 34 lotes de azeite de produtores do Alentejo, Beiras, Ribatejo, Trás-os-Montes e Algarve.
Entre as novidades deste ano, Santiago Macias destacou a Rota dos Azeites do Alentejo, que "vai explicar aos leigos o processo de produção de azeite, da plantação do olival até ao produto final", massagens com azeite e a exposição documental "Conhecer o Percurso da Oliveira ao Azeite".
Um ponto de venda de azeite, exposição de bovinos de Raça Mertolenga e de éguas, um concurso de éguas Puro-sangue Lusitano/Cruzadas da Margem Esquerda do Guadiana, espectáculos equestres e de música são outras ofertas das feiras, organizadas pelo município em parceria com várias entidades ligadas à produção de azeite e à criação de bovinos mertolengos.
LL.
Lusa/Fim