Explorer diz que começa investimento de fundo com 200 milhões de euros este mês
A gestora de fundos Explorer Investments anunciou que tem praticamente concluído o processo de constituição do fundo Explorer II, que terá uma capitalização de 200 milhões de euros e deverá fazer os primeiros investimentos este mês.
Em comunicado, a empresa explica que está a finalizar a constituição do Explorer II e que já tem 186 milhões de euros garantidos, "estando as negociações relativas ao montante em falta prestes a serem concluídas".
A base do Explorer II é constituída por investidores institucionais e particulares portugueses, "importantes investidores internacionais institucionais e várias instituições financeiras espanholas regionais (Cajas)".
O Explorer II terá uma vida útil de 10 a 12 anos e terá como objectivo o investimento "em empresas portuguesas que, dispondo de uma oferta competitiva, pretendam expandir a sua oferta para outros mercados, nomeadamente o mercado espanhol".
A empresa diz que começará a investir este mês e que, "até ao final do ano, duas ou três operações adicionais das que estão actualmente a ser analisadas deverão estar concluídas".
A Explorer gere já um fundo, o Explorer I, que dispõe de uma carteira de seis participadas, com posições adquiridas ao longo dos últimos 20 meses.