O Governo dos Estados Unidos disponibilizou cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros), para promover projetos que aumentem a resiliência comunitária na província de Niassa, norte de Moçambique, abrangendo 15 mil famílias.
"A iniciativa, que conta com um investimento de cinco milhões de dólares, visa mapear vulnerabilidades sociais e económicas, promovendo projetos que aumentem a resiliência das comunidades. Espera-se que os projetos resultantes atendam diretamente a pelo menos 15 mil famílias", refere uma nota do conselho executivo do Niassa.
O financiamento é concedido através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), responsável por distribuir ajuda externa do Governo norte-americano.
Segundo o executivo, espera-se ainda que os projetos desenvolvidos tenham impactos em áreas como o "reforço de meios de vida e geração de renda, governação e coesão social".
"A parceria reforça o compromisso do governo e da USAID com soluções práticas e duradouras que impactam diretamente nas comunidades com particular destaque para jovens e mulheres", conclui a informação.