Entrevista. Ministra da Juventude promete medidas de atração de jovens emigrantes

por Rosário Lira - RTP
Miguel A. Lopes - Lusa

Poderá não se chamar Regressar, mas existirá um pacote de medidas para atrair o regresso a Portugal dos jovens emigrantes. A propósito da continuidade ou não do Programa Regressar, a ministra da Juventude e Modernização não se compromete com nomes, mas garante que o governo vai ter um programa de atração de emigrantes.

Em entrevista ao programa Decisão Nacional, da RTP Internacional, Margarida Balseiro Lopes revelou que há um grupo de trabalho a analisar o programa Regressar, o seu ajustamento e a continuidade das medidas previstas mas, mesmo que o nome não se mantenha, a intenção do Executivo é implementar medidas que permitam favorecer o regresso de quem emigrou.
Ainda assim, lembra que o mais importante é prevenir que os jovens, sobretudo os mais qualificados deixem o pais e atuar a nível preventivo, como aconteceu com o pacote Tens Futuro em Portugal, um conjunto de medidas destinadas aos jovens até aos 35 anos e que vão desde a saúde até à compra de casa. Lembra que de 1 de agosto a 16 de setembro foram concedidas 894 isenções do IMT na compra de casa pelos jovens.
Segundo a ministra, o custo de vida em Portugal é a principal razão pela qual os jovens decidem deixar o país.
Margarida Balseiro Lopes destacou ainda o alargamento dos espaços do cidadão no estrangeiro como uma medida que vai permitir aproximar os jovens emigrantes de Portugal.
A governante disse ainda que pretende organizar visitas a Portugal de grupos de jovens de segunda ou terceira geração para que tenham oportunidade de conhecer o pais dos pais e dos avós.
A ministra da Juventude relembrou a sua recente visita ao Brasil onde constatou, por parte destes jovens, uma grande vontade de manter ativa a relação com o país.
Tópicos
PUB