Empresas portuguesas em Espanha já são 400

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Em Espanha já operam 400 empresas portuguesas, sendo quase metade responsáveis pela manutenção de 21 mil postos de trabalho, conclui um estudo elaborado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE).

"Durante bastante tempo a presença de empresas de capital português rondou a centena, mas nos últimos dois anos observou-se uma grande expansão em direcção a Espanha", constata o recente estudo realizado pela Câmara de Comércio.

O trabalho, que identificou 400 empresas lusas em território espanhol, permitiu reunir entre 2004 a 2006 os dados detalhados de 180 destas empresas, classificadas por 28 sectores de actividade económica, em termos de capital social, facturação e número de trabalhadores.

Estas 180 empresas denotam "a grande vitalidade que o tecido empresarial português começa a ter no país vizinho", ao alcançarem um volume de negócios total de 11 mil milhões de euros e dado emprego a 21 mil trabalhadores no exercício de 2006.

O estudo justifica a expansão das empresas portuguesas para Espanha com vista a "escapar à situação económica menos favorável que se vive em Portugal, bem como a aproveitar as sinergias e as vantagens de um mercado que é 4,5 vezes superior ao português, em número de consumidores, Produto Interno Bruto (PIB) e, porventura, maior poder de compra".

Os resultados deste estudo são tanto mais relevantes se comparados com as empresas de capital espanhol que actualmente existem em Portugal, na ordem das 650 unidades, o que corresponde a um crescimento moderado em relação a 2005, e que foram identificadas 523 que globalmente facturaram 14 mil milhões de euros e empregavam 80 mil trabalhadores.

"As empresas espanholas em Portugal facturam cerca de 10 por cento do PIB português, enquanto que as empresas portuguesas em Espanha facturam cerca de 6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal", salienta o estudo.

Quanto à distribuição geográfica, 60 por cento das empresas espanholas em Portugal estão localizadas num raio de 50 quilómetros em torno de Lisboa.

Já a região do Grande Porto concentra 10 por cento das empresas espanholas, Coimbra-Aveiro-Pombal-Nelas detém 5,6 por cento e Almada-Setúbal possui 4,5 por cento.

Por sua vez, as empresas portuguesas em Espanha estão concentradas sobretudo na província de Madrid.

"Só esta província concentra, num universo de 312 empresas, 47 por cento das mesmas", salienta o documento.

É ainda de destacar a importante da presença empresarial portuguesa nas comunidades autónomas da Galiza e Catalunha, com 19 por cento e 10 por cento, respectivamente.

A Andaluzia é responsável pela presença de 7 por cento das empresas portuguesas.

Pontevedra, depois da região de Madrid é a que acolhe maior número de empresas portuguesas, na ordem dos 12 por cento, seguida de Barcelona com 9 por cento.

O estudo analisa ainda os fluxos de investimento de Portugal para Espanha considerando que "têm sido elevados ao longo dos anos", mas a sua evolução tem vindo a reduzir-se.

Em 2002, atingiram os 2,7 mil milhões de euros, dois anos depois 1,6 mil milhões de euros e em 2006 rondou os 900 milhões de euros.

No sentido inverso, o investimento espanhol em Portugal foi de cerca de 4,5 mil milhões de euros em 2004, enquanto que atingiu os 3,5 mil milhões de euros no ano passado.

PUB