Empresas espanholas podem estar interessadas no processo de privatizações

por Lusa

Lisboa, 27 fev (Lusa) - A ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor, disse hoje, em Lisboa, que há empresas públicas espanholas que podem estar interessadas em participar do processo português de privatizações.

"As empresas públicas espanholas estariam interessadas em poder participar nesse processo, como entidades públicas que são, e em colaboração com outras entidades públicas ou privadas de Portugal ou de outros países", afirmou a ministra, no final de uma reunião com o ministro da Economia e do Emprego, que decorreu no Ministério da Economia, em Lisboa.

Ana Pastor salientou que as empresas espanholas Renfe (congénere da CP - Comboios de Portugal) e a AENA (gestora aeroportuária) têm uma "grande reputação internacional".

Já o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, disse que o investimento espanhol é "bem-vindo".

"As privatizações que se seguem incluem a TAP e a ANA [gestora dos aeroportos portugueses]. Nestas e noutras privatizações, obviamente que o investimento espanhol, assim como outro investimento estrangeiro é muito bem-vindo".

O ministro afirmou ser "natural que haja bastante interesse por parte dos investidores estrangeiros" no processo português de privatizações, uma vez que Portugal tem "empresas com muito potencial e muito bem sucedidas".

Álvaro Santos Pereira disse ainda que o processo português de privatizações "tem tido bastante sucesso", uma vez que em duas operações já foi possível encaixar "mais de 60 por cento da receita esperada para todo o programa".

Tópicos
PUB