Empresas do sector público empresarial devem aumentar salários em 5,1%

por Antena 1

Foto: Nuno Patrício - RTP

A orientação de aumentar os trabalhadores do sector empresarial público até 5,1 por cento é dada pelo Ministério das Finanças, através de um despacho que determina que cabe a cada empresa definir o valor da atualização salarial, assim como o calendário da revisão.

Estão em causa empresas como a CP, a Infraestruturas de Portugal, a Caixa Geral de Depósitos ou os hospitais EPE, sigla que significa Entidade Pública Empresarial.

A secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, admite que os aumentos dos salários possam acontecer já a partir do próximo mês. Atualizações que resultam do acordo alcançado em sede de Concertação Social para que os salários em Portugal sejam aumentados em 20 por cento, ao longo dos próximos quatro anos.

José Abraão, da Federação de Sindicatos da Administração Pública, espera que depois de eventuais negociações coletivas todos os funcionários públicos sejam aumentados.
O valor de referência de 5,1 por cento tem em conta todos os efeitos e componentes remuneratórias, esclarece em comunicado o Ministério das Finanças.
PUB