A EDP Comercial vai oferecer, a partir de 1 de janeiro de 2013, uma tarifa única para gás e eletricidade no seguimento da liberalização do mercado. A empresa espera, até ao final deste ano, chegar a um milhão de clientes no mercado liberalizado com a campanha de dez por cento de desconto na fatura em troca de compras nos supermercados Continente.
Segundo Cruz Morais, “a partir do início do próximo ano, os operadores no mercado irão apostar em soluções diferentes e a EDP não será exceção”.
“Podemos propor tarifas mais complexas e mais ajustadas a cada cliente quando estiverem instalados os contadores inteligentes” e “até poderá haver tarifas diferentes preços por hora durante o dia, indo mais longe que o atual sistema bi-horário ou tri-horário”.
A partir de 1 de janeiro de 2013, conforme o entendimento negociado entre o Governo português e a Troika, Portugal deixará de ter tarifas reguladas, sendo que existirão tarifas transitórias até 2015.
No entanto, a Entidade Reguladora dos serviços Energéticos (ERSE) vai continuar a propor os aumentos dos preços na eletricidade para 2013 e 2014, de forma a incentivar os consumidores a aderirem ao mercado liberalizado.
O administrador da EDP afirma que a elétrica nacional se compromete a avançar com tarifas liberalizadas, depois de 2013, com o “compromisso de não terem preços superiores aos do mercado regulado, qualquer que seja a decisão da ERSE”.
Cruz Morais considera que, “é evidente que isto tem um risco incorporado para a empresa, mas o objetivo da EDP é que as pessoas mudem o mais rapidamente possível para o mercado livre”.
Segundo o responsável pela eléctrica nacional, a intenção da EDP é, “liderar o mercado liberalizado, o que já acontece com cerca de 300 mil clientes, seguido da Endesa com cerca de 50 mil clientes”.
Apesar do mercado liberalizado existir em Portugal desde 4 de setembro de 2006, o administrador da EDP afirma que, “nunca teve grande sucesso porque a tarifa regulada sempre teve alguma volatilidade de preço ao longo dos anos, tornando-a mais competitiva do que as do mercado liberalizado”.
EDP quer meio milhão na campanha com Continente
A elétrica nacional espera chegar ao final de 2012 com meio milhão de clientes no mercado liberalizado com a campanha que está a decorrer, desde 9 de janeiro, em que oferece aos consumidores um desconto de 10 por cento na fatura em troca de compras nos supermercados da Sonae.
“A intenção é atingir o meio milhões de clientes no mercado liberalizado até ao final do ano, atualmente a empresa já tem cerca de 100 mil clientes ligados à campanha”, declarou Jorge Cruz Morais à Lusa.
No entanto, o administrador admite que os consumidores que atualmente têm tarifas bi-horária e tri-horária, o que representa cerca de 20 por cento dos seis milhões de clientes da tarifa regulada, não devem aderir à campanha da EDP com o Continente.
“Esta campanha exclui os clientes do regulado que têm tarifa bi-horária ou tri-horária porque são de tal modo competitivas que nenhum operador do mercado liberalizado consegue concorrer”, frisou.