EDP, Iberdrola, Galp e Tejo Energia ganham licenças para gás natural

por Agência LUSA

O Governo anunciou que a Direcção-geral de Energia deu parecer favorável à atribuição de 8 licenças para a construção de centrais para a produção de energia eléctrica a gás natural, repartindo-as pela EDP, Iberdrola, Galp e Tejo Energia.

Tal como a agência Lusa tinha noticiado em Julho, serão atribuídas duas licenças à GalpEnergia, duas à Tejo Energia, duas à EDP Produção e outras duas à Iberdrola.

A Galp Energia e a EDP terão licença para instalar, cada uma, dois grupos geradores, com uma potencial total de 860 megatwatts por empresa.

A Galp instalará os seus grupos geradores no concelho de Sines e a EDP no concelho da Figueira da Foz, de acordo com o comunicado do Ministério da Economia e da Inovação.

A Tejo Energia terá licença para instalar dois grupos geradores, com 940 megawatts de potência, no Pego, no concelho de Abrantes, e a Iberdrola vai ter uma licença para outros dois grupos, totalizando 914 megawatts, em Lavos, também no concelho da Figueira da Foz.

As empresas escolhidas têm agora até Maio de 2007 para concluírem a instrução dos processos de licenciamento.

A construção das centrais deve acontecer entre 2009 e 2010, segundo o comunicado do ministério de Manuel Pinho.

O Governo refere ainda que estas centrais vão permitir um "aumento significativo da potência instalada em Portugal", assegurando o abastecimento e trazendo mais concorrência ao mercado.

A Gás Natural ficou de fora das empresas escolhidas, tendo pedido licenças para duas centrais em Sines e na Figueira da Foz.

PUB