Economia com crescimento homólogo de 1,5% no primeiro trimestre de 2024

por RTP
Nuno Patrício - RTP

O Produto Interno Bruto português registou um crescimento de 1,5 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2023, mostram os números publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O INE observa, na síntese das Contas Nacionais Trimestrais, que o PIB em volume "registou uma variação homóloga de 1,5 por cento no primeiro trimestre de 202, após ter aumentado 2,1 por cento no trimestre precedente".

Ainda segundo o Instituto Nacional de Estatística, "o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB desacelerou": passou de 1,9 pontos percentuais no quatro trimestre do ano passado para um ponto, "verificando-se um abrandamento do consumo privado e do investimento".

"O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB aumentou para 0,5 pontos percentuais, depois de ter passado a positivo no trimestre anterior (0,1 pontos percentuais), tendo as importações de bens e serviços em volume apresentado um abrandamento mais intenso que as exportações", lê-se na síntese. Pelo quinto trimestre consecutivo, indica o instituto, verifica-se um "ganho de termos de troca em termos homólogos, embora menos expressivo que nos três trimestres anteriores" - o que decorre de uma "diminuição mais intensa do deflator das importações face ao deflator das exportações".


Face ao quarto trimestre de 2023, o PIB cresce 0,8 por cento em volume, depois de ter aumentado 0,7, em cadeia, no trimestre anterior.

"O contributo da procura externa passou a positivo (1,0 pontos percentuais), depois de ter sido negativo no quarto trimestre (-0,2 pontos percentuais), enquanto a procura interna registou um contributo negativo de 0,1 pontos percentuais para a variação em cadeia do PIB no primeiro trimestre (0,9 pontos percentuais no trimestre precedente), observando-se uma aceleração do consumo privado e uma diminuição do investimento", remata o INE.
Tópicos
PUB