Dois motores de busca chineses na lista dos dez mais utilizados no mundo
Pequim, 28 Jan (Lusa) - Os motores de busca Baidu e Alibaba, os principais na China, ocupam o terceiro e o décimo lugares, respectivamente, na lista dos dez motores de procura na Internet mais usados no mundo, informou hoje a imprensa estatal chinesa.
Segundo o estudo da ComScore publicado pela agência noticiosa chinesa Nova China, o Baidu.com, cotado na bolsa tecnológica Nasdaq, nos Estados Unidos, atraiu 5,2 por cento das buscas globais na Internet em Dezembro.
A ComScore analisou 66.200 milhões de buscas, com o Google a ocupar o primeiro posto do ranking, com 62,4 por cento das buscas mundiais, cinco vezes mais que o número registado no Yahoo, que ocupa a segunda posição com 12,8 por cento.
O motor de busca chinês Baidu é considerado a versão chinesa do Google devido à sua popularidade e volume de receitas, que atingiu os 24,2 milhões de dólares (cerca de 16,5 milhões de euros) no terceiro trimestre de 2007, segundo indica a agência Nova China.
O Alibaba.com entrou pela primeira vez nesta lista dos dez motores preferidos pelos internautas com 0,8 por cento das buscas globais.
O portal, cotado na bolsa de Hong Kong, é considerado um dos negócios de Internet mais prometedores da China, com 24,6 milhões de utilizadoes registados em 2007, quando tinha apenas 6 milhões em 2004
No quarto lugar da lista elaborada pela ComScore surge a Microsoft, com 2,9 por cento das buscas, seguida da sul-coreana NHN Corporation, com 2,4 por cento.
A China tem actualmente tantos internautas como os Estados Unidos, registando 210 milhões de utilizadores no país no final de 2007, um crescimento de 18 por cento em relação a 2006.
Uma vez que 84 por cento dos chineses ainda não tem acesso à Internet, a China deverá transformar-se no país com mais utilizadores em 2008, apesar do sector ser um dos mais censurados do mundo.