Depreciação do dólar acentua prejuízo do BCE em 2004 - Imprensa

por Agência LUSA

As contas do Banco Central Europeu (BCE) voltaram a ficar no "vermelho" em 2004, com prejuízos de, pelo menos, mil milhões de euros devido à depreciação do dólar, afirma hoje o diário alemão Handelsblatt.

Em 2003 o BCE já tinha registado prejuízos de 477 milhões de euros.

Se estes números se confirmarem, será a terceira perda do instituto monetário europeu na sua curta existência, após um buraco de 247,3 milhões de euros em 1999.

Em 2002, deverá ter apresentado um lucro de 1,22 mil milhões de euros.

A deterioração das contas decorre por um lado da depreciação do dólar, moeda na qual são denominados cerca de três quartos dos bens em divisas do BCE (nomeadamente títulos do Tesouro norte-americanos).

No ano passado, o euro subiu cerca de 16 por cento face ao dólar e mais de 60 por cento face ao seu nível mais baixo, atingido no Outono de 2000.

Em consequência, o BCE registou em 2004 depreciações de um montante de 1,6 mil milhões de dólares de euros sobre as suas reservas em dólares, segundo o Handelsblatt.

O resultado é igualmente afectado pelo nível historicamente baixo no mundo das taxas de juro, que reduz os rendimentos das aplicações.

Em 2004, o produto líquido dos juros foi assim cortado em 700 milhões de euros, sublinha ainda o diário alemão.

O BCE não comentou estes números. Poderá dar uma primeira estimativa dos seus resultados de 2004 na próxima quinta-feira, na primeira reunião após as férias do fim do ano.

Para cobrir as perdas, o BCE pode recorrer às suas reservas ou proceder a um aumento de capital, para o qual já tem uma autorização de princípio dos governos europeus.

O banco central alemão - Bundesbank - já indicara, na semana passada, que a fraqueza do dólar tinha reduzido os seus lucros para um nível próximo do zero em 2004.

PUB