Uma delegação do Parlamento Europeu inicia uma visita de três dias a Washington, onde irá reunir-se com representantes do Congresso norte-americano, em plena crise do relacionamento transatlântico impulsionada, em parte, pelas novas tarifas anunciadas pela administração Trump.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na semana passada novas tarifas de 20% a produtos importados da UE e que acrescem às de 25% sobre os setores automóvel, aço e alumínio.
Nos encontros que irão manter com congressistas, nomeadamente das comissões que tratam das relações dos Estados Unidos com a UE, com a China e dos Negócios Estrangeiros, os eurodeputados deverão abordar o comércio bilateral, a cooperação com a NATO e a Ucrânia.
Na quinta e sexta-feira, os eurodeputados vão reunir-se com representantes do Departamento de Estado norte-americano, bem como com grupos de reflexão e representantes da Câmara de Comércio dos Estados Unidos.
Será ainda preparado entre os eurodeputados e os representantes do Congresso norte-americano o próximo Diálogo Transatlântico de Legisladores (TLD), um fórum de legisladores de renome destinado a reforçar as relações entre as duas câmaras.
A delegação é chefiada pelo socialista italiano Brando Benifei e não inclui eurodeputados portugueses.