DECO lança linha telefónica e cinco simuladores para ajudar famílias

por RTP
O número telefónico 808 780 507 pode ser utilizado entre as 9 e as 13h e das 14 às 18h (às sextas-feiras até às 17h) RTP


A Associação de Defesa do Consumidor tem a funcionar, a partir de hoje, uma linha telefónica e cinco simuladores no seu site para ajudar as famílias a planear compras, comparar condições de crédito bancário e a fazer escolhas mais informadas.

A linha SOS Crise, através do número 808 780 507, e os cinco simuladores estão disponíveis para todos os consumidores, não sendo pedida qualquer subscrição ou registo como acontece em muitos outros simuladores disponíveis na página www.deco.proteste.pt.

Os simuladores permitem "formar o consumidor" sobre o modo de gerir o orçamento familiar, aconselhamento sobre consolidação de créditos, indicar qual o melhor banco para contratualizar crédito à habitação e para crédito pessoal e o valor de indemnizações em caso de despedimento.

O simulador "permite perceber o tipo de rendimento do agregado familiar e as despesas que têm para além dos créditos", explicou à RTP Rita Pinho Rodrigues, da DECO. Este procedimento afasta-se da noção de taxa de esforço, que é considerado sempre que há um recurso ao crédito.

"Percebemos que as famílias estão com a corda na garganta não pelo número de créditos, mas pelo conjunto de despesas que tem, ou seja, pode ter até uma taxa de esforço que não supere os 35 por cento - que é a referência de equilíbrio do orçamento familiar - mas terem despesas do dia-a-dia que acabam por consumir esse rendimento", acrescentou.

O atendimento será feito por técnicos especializados em cada área (crédito, despesas da casa e comunicações), mas a intenção da instituição é alargar este serviço a outras áreas "sempre com o intuito de lançar modos e exemplos de poupança".

Prevenir situações de sobreendividamento e "formar os consumidores" é o objectivo dos Gabinetes de Apoio da DECO, que em 2008 ajudaram nove mil famílias em dificuldades financeiras.

PUB