CTT lançaram hoje serviço de correio expresso à escala ibérica

por Agência LUSA

Os CTT - Correios de Portugal lançaram hoje um serviço de correio expresso à escala ibérica, no seguimento da compra, em Junho, da empresa espanhola Tourline Express por 28,5 milhões de euros.

"A partir de hoje, os CTT têm pela primeira vez uma operação à escala ibérica", afirmou Luís Nazaré, presidente executivo da empresa, durante a cerimónia de lançamento do serviço ibérico de correio expresso e encomendas, nas instalações da CTT Expresso no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL).

O lançamento deste serviço tornou-se possível após a aquisição de 100 por cento do capital da Tourline Express, a quarta maior empresa espanhola do sector do correio expresso, em Junho último.

As duas empresas passam a actuar com uma só rede de distribuição e com várias plataformas logísticas, embora as marcas se mantenham.

"Os CTT Correios de Portugal passam assim a considerar a Ibéria como o seu mercado doméstico, onde os clientes, tanto portugueses como espanhóis, terão acesso a um mesmo serviço, com a mesma qualidade e o mesmo padrão", lê-se num comunicado da empresa hoje divulgado.

O mercado espanhol de correio expresso "vale dez vezes o português", referiu Luís Nazaré, acrescentando que esta "plataforma logística integrada à escala ibérica" permitirá atingir em breve uma facturação anual de 175 milhões de euros.

Em 2004, a Tourline facturou 81 milhões de euros, mais 10 por cento que a CTT Expresso no mesmo período.

A Tourline emprega 1.750 funcionários e tem 281 agentes espalhados por todo o território espanhol, em regime de franchising, servidos por uma frota de 1.500 veículos para distribuição.

Em declarações à Lusa, o director de marketing da CTT Expresso, Nuno Madureira Simões, apontou "o mesmo padrão de serviço em toda a península" como a principal vantagem que o novo serviço trará aos agentes económicos.

A rapidez do novo serviço é outra vantagem referida pelo responsável, ainda que, para já, não seja possível convergir em termos de preços, dadas as diferenças significativas entre os mercados dos dois países.

"Podemos recolher uma encomenda junto do remetente, em Lisboa, às 18h, e garantir que ela chegue ao destinatário, em Madrid, às 8h da manhã seguinte", afirmou Madureira Simões.

"Em relação a Madrid, praticamente ganhamos um dia útil", acrescentou.

José Maria Montserrat, administrador-delegado da Tourline, afirmou à Lusa que a empresa espanhola tem "expectativas muito boas" em relação ao novo serviço ibérico de correio expresso, salientando que "só em encomendas", o tráfego luso-espanhol está avaliado em cerca de 70 a 80 milhões de euros anuais.

Os CTT têm como objectivo conquistar a liderança do mercado transfronteiriço de correio expresso e encomendas.

"Pretende-se com esta operação aproveitar o volume crescente de tráfego de correio expresso entre os dois países, decorrente da crescente inter-penetração das duas economias. É objectivo dos CTT, a médio prazo, alcançar a liderança deste mercado transfronteiriço", refere o comunicado dos Correios.

A CTT Expresso é uma empresa do Grupo CTT vocacionada para o negócio nacional e internacional de correio urgente (estafetagem e expresso), encomendas e logística.

Em 2004, a CTT Expresso atingiu um volume de negócios de 70,2 milhões de euros.

A empresa emprega 630 pessoas e conta com cerca de 5 mil clientes contratuais, servidos por uma frota de distribuição de 1.050 viaturas.

PUB