Comissão apresenta em breve modelo de mecanismo único de supervisão bancária - Durão Barroso
Bruxelas, 29 jun (Lusa) -- A Comissão Europeia irá apresentar em breve uma solução para a criação de um mecanismo único de supervisão dos bancos na zona euro, disse hoje o seu presidente, Durão Barroso, em Bruxelas.
José Manuel Durão Barroso, que falava na conferência de imprensa final da reunião do Conselho Europeu, sublinhou que a arquitetura de tal mecanismo será apresentada "rapidamente" pelo executivo comunitário, não entrando em detalhes.
"Há o compromisso claro com a criação de um mecanismo de supervisão bancária, após o qual será possível avançar com a recapitalização da banca" dos países do euro.
Por seu lado, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou ter ficado "muito claro" que a "porta aberta" na cimeira de Bruxelas à recapitalização direta dos bancos, a pensar em Espanha, será aplicada a casos idênticos, e garantiu que Portugal estará atento.
Passos Coelho falava no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, realizada entre quinta-feira e hoje na capital belga, na qual os líderes da zona euro chegaram a acordo sobre a possibilidade de recapitalização direta da banca -- sem a ajuda passar pelos governos -, como reclamava Madrid, mas apenas quando estiver instituída uma supervisão bancária que será integrada pelo Banco Central Europeu.
O primeiro-ministro sublinhou que o Conselho apenas abriu a porta a uma ideia que será agora desenvolvida até à próxima reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), de 09 de julho, pelo que não se quis alongar em comentários, mas apontou que essa "porta aberta não está aberta apenas para Espanha", tendo ficado "muito claro que casos similares terão tratamento idêntico", como de resto foi já referido relativamente à Irlanda.
Do programa de assistência financeira a Portugal, no valor de 78 mil milhões de euros, 12 mil milhões destinam-se à recapitalização da banca.