Cinco consórcios entregaram propostas para a concessão do Túnel do Marão

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Cinco consórcios, liderados pela Soares da Costa, Mota-Engil, Dragados, Brisa e Somague, entregaram propostas para a concessão do Túnel do Marão, que liga Amarante a Vila Real, anunciou hoje o Ministério das Obras Públicas.

Em comunicado, o Ministério informa que os valores de contrução variam entre os 325,4 e 375 milhões de euros, "a preços de 2006".

"A concessão dos sublanços de auto-estrada e conjuntos viários associados nos distritos do Porto e Vila Real inclui concepção, construção, aumento do número de vias, financiamento, exploração e conservação, com cobrança de portagem aos utentes, do lanço de auto-estrada entre A4/IP4 - Amarante/Vila Real, com uma extensão aproximada de 30 quilómetros", lê-se no documento do Ministério das Obras Públicas.

A concessão do lanço de auto-estrada referido inclui a "manutenção e o alargamento do troço entre o Nó de Geraldes e o Nó de Padronelo, onde não será cobrada portagem ao tráfego local, com a extensão aproximada de quatro quilómetros".

A Concessionária do Túnel do Marão, liderada pela Soares da Costa, é o primeiro concorrente para a concessão, num grupo que envolve a FCC Construccion, a Global Via Infraestruturas, SA e a Operária Infraestruturas, SA.

Consórcio Lusomarão é o nome do segundo concorrente, um grupo liderado pela Mota-Engil, de que fazem parte a Opca, o Banco Espírito Santo (BES), a Monte Adriano - Engenharia e Construção, a Sociedade de Construções H.HAGEN, a Alberto Martins de Mesquita & filhos, a Empresa de Construções Amândio Carvalho e a Rosas Construtores.

A Dragados lidera a terceira proposta, que integra a Iridium Concesiones de Infraestructuras, a Désarrollo de Concessiones Viarias Uno, a Désarrollo de Concessiones Viarias Dos, e a CAT Desenvolupament de Concessiones Catalanes.

Auto-estrada do Marão dá o nome à quarta proposta, encabeçada pela Brisa, que integra a Teixeira Duarte, a Alves Ribeiro, a Construtora do Tâmega, a Zagope SGPS, enquanto a quinta proposta, designada Auto-estradas do Marão, é liderada pela Somague e conta com a participação da MSF Concessões SGPS e da Itenere.

Destas cinco propostas, o Governo vai escolher as duas melhores para entrar na fase de negociação final, devendo a obra ser adjudicada ainda este ano.

PUB