A China iniciou a construção de um dos mais longos túneis ferroviários submarinos de alta velocidade do mundo, com os trabalhos de escavação em curso na secção abaixo do mar, informou hoje a imprensa local.
O túnel Jintang vai ligar Ningbo, uma cidade a sul de Xangai, às ilhas Zhoushan, na província de Zhejiang, leste da China.
Os trabalhos de escavação no segmento submarino do túnel começaram na terça-feira e estão a avançar a um ritmo médio de 16 metros por dia, acrescentou a imprensa estatal chinesa.
O túnel vai ter uma extensão superior a 16 quilómetros e espera-se que esteja concluído no final de 2026, devendo a linha ferroviária estar pronta a funcionar em 2028.
Ningbo e Zhoushan estão atualmente ligadas por uma ponte sobre o mar e por barcos. O troço ferroviário de 76,4 quilómetros que ligará ambas foi concebido para comboios que viajam a velocidades até 250 quilómetros por hora.
O tempo de deslocação vai ser reduzido de uma hora e meia de carro para apenas 26 minutos.
O novo túnel vai também ligar Zhoushan à rede ferroviária de alta velocidade do país, reduzindo a viagem entre Zhoushan e Hangzhou de três horas e meia para 77 minutos.
A China construiu a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, com mais de 46.000 quilómetros de linhas em funcionamento, o que representa mais de 70% do total mundial.