A Procuradoria-Geral da República confirmou esta sexta-feira as três buscas aos edifícios da Rede Elétrica Nacional (REN) em Lisboa, à Energias de Portugal (EDP) e à consultora Boston Consulting Group (BCG) pela Polícia Judiciária.
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) da Procuradoria-Geral de República esclarece que este inquérito investiga "factos subsequentes ao processo legislativo bem como aos procedimentos administrativos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)".
Os CMEC são uma compensação relativa à cessação antecipada de contratos de aquisição de energia (CAE), na sequência da transposição de legislação europeia no final de 2004.
A PGR refere ainda que estão em causa factos susceptíveis de integrarem crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio.
Na investigação participam o Ministério Público e a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.
As duas empresas do setor energético já tinham confirmado em comunicado as diligências que decorreram durante a manhã de sexta-feira nas respetivas sedes, em Lisboa. A Boston Consulting Group também confirmou que foi alvo de buscas.
Os gabinetes de administradores e presidentes dos conselhos de administração das duas empresas e os departamentos de informática estão também a ser investigados.
c/ Lusa