Bolsas europeias abrem mistas após semana de ganhos

por Lusa

As principais praças europeias abriram hoje mistas, com Madrid, Alemanha e Milão a recuar e Londres e Paris a subir, após uma semana de ganhos.

Poucos minutos após a abertura das bolsas europeias, a bolsa de Madrid (ÍBEX 35) descia 0,03%, a de Frankfurt (DAX) perdia 0,23% e a de Milão (FTSE MIB) recuava 0,09%.

Já a bolsa de Londres (FTSE 100) avançava 0,48% e a de Paris (CAC 40) subia 0,13%.

O PSI, principal índice da bolsa portuguesa, seguia em queda e pelas 08:30 tinha agravado a descida dos 0,05% registados na abertura para 0,07%.

Na sexta-feira, a bolsa de Lisboa tinha encerrado em alta, com o índice PSI a ganhar 0,80%, para 6.698,07 pontos, seguindo a tendência verificada entre as principais praças europeias.

Na sexta-feira, a Reserva Federal norte-americana (Fed) confirmou um corte das taxas de juro em setembro, dissipando os receios de recessão.

Graças ao anúncio, Wall Street somou a segunda semana consecutiva de ganhos após o colapso sofrido no início de agosto devido ao receio de uma recessão nos Estados Unidos da América (EUA).

A nível macroeconómico, o mercado aguardará a publicação do índice de confiança empresarial IFO na Alemanha, do índice de preços no produtor de julho em Espanha ou do índice industrial da Fed de Dallas nos EUA.

Tópicos
PUB