Bolsa regista maior queda de sempre, de 8,7%, em comportamento "irracional"
Hong Kong, China, 22 Jan (Lusa) - A bolsa de Hong Kong registou hoje a maior queda de sempre ao baixar 8,7 por cento depois de na segunda-feira já ter descido 5,5 por cento, um comportamento que os analistas consideram "irracional".
A queda hoje registada no mercado da antiga colónia britânica é justificada com os receios dos investidores de uma recessão nos Estados Unidos, mas analistas do mercado consideram a reacção "exagerada" e o comportamento da bolsa "irracional".
O índice Hang Seng fechou a cair 2.061,23 pontos para 21.757,63, numa sessão que registou um mínimo de 21.709,63 pontos e um máximo de 22.713,69 pontos.
"Os investidores de curto e longo prazo estão a vender os seus activos porque ninguém quer ficar magoado, mas é claro que é uma reacção exagerada", afirmou Castor Pang, da Sun Hun Kai Finantial, para quem a queda do Hang Seng abaixo de todos os níveis previstos é "irracional".
Por isso, Matt McKeith, da First State Investments, insiste que os investidores se devem manter optimistas.
"Obviamente que houve alguns danos nos mercados ocidentais e há sinais de algum abrandamento mas o crescimento asiático está fundamentalmente bom", assinalou McKeith.
"No entanto, é demasiadamente optimista dizer que os mercados asiáticos vão continuar a crescer da mesma maneira como até agora, ao mesmo tempo, que é pessimista afirmar que o crescimento na Ásia acabou", concluiu.
O volume de negócios na bolsa foi de 115,76 mil milhões de dólares de Hong Kong (13,77 mil milhões de euros).
Desde que atingiu um pico de 31.638 pontos a 30 de Outubro de 2007, a bolsa de Hong Kong já perdeu 31,2 por cento ou 9.881 pontos.
JCS.