Bluepharma investe 8ME na ampliação de fábrica e centro de investigação em Coimbra

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Coimbra, 27 Fev (Lusa) - A empresa farmacêutica Bluepharma anunciou hoje que vai investir oito milhões de euros na ampliação da fábrica de São Martinho do Bispo, Coimbra, e na criação de um novo centro de investigação e desenvolvimento de medicamentos.

"Temos necessidade de ampliar o projecto e aumentar a capacidades destas duas áreas: produção de medicamentos genéricos e investigação e desenvolvimento de medicamentos", disse à agência Lusa o director-geral da empresa, Paulo Barradas.

O responsável adiantou à Lusa que a farmacêutica celebrou um contrato "muito importante" para os próximos 10 anos, a vigorar até 2017, para "produção e investigação e desenvolvimento de medicamentos" com uma multinacional, que garante uma facturação minima de três milhões de euros anuais.

Com o investimento na ampliação da fábrica e na criação de um novo centro de controlo de qualidade e investigação, a Bluepharma, que em 2007 produziu 10 milhões de unidades de medicamentos, passa a ter capacidade para produzir 30 milhões.

Dos oito milhões a investir este ano, metade destina-se à reconversão de um edifício de 1.200 metros quadrados exclusivamente dedicado ao controlo de qualidade,desenvolvimento e investigação de medicamentos.

O investimento vai permitir duplicar, até final de 2009, o número de postos de trabalho no controlo de qualidade e investigação e desenvolvimento de medicamentos, que passará de 40 para 80 pessoas.

Segundo uma nota da empresa, "no final de 2007, a Bluepharma facturou para o estrangeiro 67 por cento de todos os medicamentos fabricados, assumindo-se como a empresa portuguesa da Indústria Farmacêutica com maior volume de produção exportada, em termos relativos".

Trata-se de uma empresa de capitais exclusivamente portugueses, com sede em Coimbra, que iniciou a actividade em Fevereiro de 2001 e completa quinta-feira sete anos, após um grupo de profissionais ligados ao sector ter adquirido a unidade à multinacional alemã Bayer.

A farmacêutica nacional pretende, segundo Paulo Barradas, "integrar, em 2011, o grupo das 500 maiores empresas nacionais, altura em que esperamos quadruplicar os nossos resultados, para os 40 milhões de euros".

"O mais difícil está feito. Passámos a fase da sobrevivência e estamos a cumprir o caminho com sucesso", sublinhou, destacando os projectos dinamizados "para assegurar a continuidade da empresa quando deixámos de produzir para a Bayer, ao fim de três anos".

A Bluepharma - Indústria Farmacêutica SA fechou as contas de 2007 com um volume de negócios superior a dez milhões de euros, o que representa um crescimento de 30 por cento em relação ao exercício de 2006.

Para 2008, a administração prevê que os resultados subam 50 por cento, para os 15 milhões de euros.

AMV.

Lusa/Fim


PUB