BitTorrent lança site para download legal de vídeos, jogos e filmes

por Agência LUSA

A BitTorrent, empresa que detém um programa de partilha de ficheiros on-line, disponibiliza a partir de hoje, na sua página oficial, jogos, vídeos e filmes em formato digital que poderão ser descarregados legal e gratuitamente.

A BitTorrent, fundada em 2004 por Bram Cohen, criador do protocolo de t roca de ficheiros peer-to-peer (P2P), deu o salto definitivo que lhe permite ago ra distribuir conteúdos na Internet de forma legal.

Cinco anos depois da apresentação do sistema, utilizado por mais de 135 milhões de pessoas em todo o mundo, para descarregar gratuitamente filmes ou mú sicas da Internet, a empresa aproveitou o pretexto da noite dos Óscares para anu nciar o novo negócio.

A partir de hoje, a página oficial da BitTorrent (www.bittorrent.com) v ai oferecer mais de três mil filmes, mil jogos e cerca de mil vídeos musicais de mais de 34 fornecedores de conteúdos, como a Warner Bros., Paramount Pictures, 20th Century Fox, Metro-Goldwyn-Mayer e Lionsgate.

A novidade surge como uma alternativa aos downloads pagos, a quatro dól ares o filme (cerca de três euros) e a dois dólares os programas de televisão (1 ,5 euros), disponíveis em lojas como iTunes ou Amazon.

Contudo, apenas os programas televisivos podem ser guardados no computa dor.

Os filmes são descarregados em regime de aluguer e não de compra, e por isso depois de 24 horas os utilizadores já não poderão vê-los.

Esta limitação deve-se ao facto de os estúdios exigirem muito dinheiro aos distribuidores on-line para que as vendas sejam rentáveis.

Além disso, os conteúdos descarregados estão protegidos pela tecnologia DRM do Windows Media, o que fará com que as cópias só possam ser vistas no comp utador, com o Media Player da Microsoft.

"A grande maioria da nossa audiência gosta de conteúdos digitais", afir mou Ashwin Navin, presidente e co-fundador da empresa BitTorrent. "Agora temos u m programa para essa audiência, e estamos a criar uma experiência melhor com est e tipo de conteúdos, pelo que esperamos que os utilizadores passem a utilizar o serviço que dá dinheiro aos estúdios", acrescentou.

A tecnologia BitTorrent deve o seu êxito à sua descentralização, que pe rmite um download mais eficiente dos ficheiros, sobrecarregando menos os servido res.

PUB