Banif, Orçamento Retificativo e inquérito parlamentar

por Cristina Santos, João Vasco

Foto: Tiago Petinga - Lusa

O Governo vai aprovar hoje um Orçamento Retificativo, na sequência da venda do Banif ao Banco Santander, por 150 milhões de euros, um processo que envolve um apoio público estimado de 2255 milhões de euros. Um inquérito parlamentar está a caminho.

A operação de venda do Banif ao Santander, segundo um comunicado do Banco de Portugal, "envolve um apoio público estimado em 2255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões diretamente do Estado" e é a solução "que melhor protege a estabilidade do sistema financeiro português".

Numa comunicação ao país, ontem à noite, o primeiro-ministro acusou o anterior governo de ter ignorado os alertas de Bruxelas sobre o estado do banco e reconheceu o "custo muito elevado para os contribuintes".

O líder parlamentar do PS, Carlos César, anunciou através do Facebook que o partido vai exigir um inquérito parlamentar às circunstâncias que levaram à queda do Banif, "negligenciado" pelo governo liderado por Passos Coelho. No Twitter, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, escreveu que o "vergonhoso processo do Banif não pode passar sem uma comissão parlamentar de inquérito".
PUB