Banif é da responsabilidade do anterior governo - comentário

por Antena1

Foto: Lusa/Tiago Petinga

O comentador da Antena1 para assuntos de Economia qualifica de "péssima notícia para os contribuintes" a resolução do Banif, que foi vendido ao Banco Santander por 150 milhões de euros num processo que envolve um apoio público estimado de 2.255 milhões de euros.

Nicolau Santos considera que as circunstâncias que obrigaram à venda do Banif são da responsabilidade do anterior governo liderado por Pedro Passos Coelho, por ter permitido que "este problema se fosse arrastando".

A operação de venda do Banif, segundo o Banco de Portugal, "envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões de euros que visam cobrir contingências futuras, dos quais 489 milhões de euros pelo Fundo de Resolução e 1.766 milhões diretamente do Estado".

Isto é algo que vai pesar muito na carteira dos contribuintes, avalia Nicolau Santos, e que vai ter impacto no défice público, faltando saber de que ano.

O governo aprova hoje um Orçamento Retificativo, forçado pelo caso Banif. Numa comunicação ao país, ontem à noite, o primeiro-ministro acusou o anterior executivo de ter ignorado os alertas de Bruxelas sobre o estado do banco e reconheceu o "custo muito elevado para os contribuintes".

Um inquérito parlamentar está a caminho, de acordo com o que foi aontem anunciado pelo líder socialista na Assembleia da República, Carlos César.


PUB