Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Atualização da taxa de carbono anula descida do preço dos combustíveis

por RTP
Bing Guan - Reuters

A taxa de carbono vai ter nova atualização a partir da próxima semana, com o valor por tonelada de CO2 a passar para 81 euros, o que anula a descida que a indústria antecipava para o preço de venda dos combustíveis. O litro da gasolina deve aumentar meio cêntimo já na segunda-feira, mas o preço do gasóleo deve ficar inalterado.

A subida da taxa de carbono vai aumentar o preço dos combustíveis na próxima semana. A portaria que contempla este novo descongelamento da atualização da taxa de carbono (o terceiro desde o final de agosto) justifica a medida com o objetivo de promoção de uma fiscalidade verde e descarbonização da energia, lembrando que o congelamento da taxa "constituiu uma medida excecional" de apoio às famílias e empresas em face do aumento extraordinário dos preços dos produtos energéticos observado em 2022.

O litro da gasolina deve aumentar meio cêntimo já na segunda-feira. O preço do gasóleo deve ficar inalterado.
Tudo por causa da atualização da taxa de carbono, que sobe a partir deste sábado.

O valor da taxa de carbono passa, assim, de 74,429 euros para 81 euros por tonelada de CO2 (dióxido de carbono). No gasóleo, a taxa aumenta 2 cêntimos por litro. Na gasolina, aumenta 1,84 cêntimos por litro.

A portaria diz que o governo dá continuidade ao descongelamento gradual da taxa de carbono, numa altura em que os preços da energia estão a descer e que os preços dos combustíveis também têm estado a diminuir. O novo valor da taxa de carbono, lê-se no diploma, "entra em vigor no dia útil seguinte ao da sua publicação".

C/Lusa
PUB