O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, afirmou hoje que a globalização "trouxe vários benefícios", durante um fórum económico no sul da China, apelando contra o isolacionismo, protecionismo e exclusão.
"Estou profundamente convencido de que a globalização é universal e que trouxe vários benefícios, como a integração económica e o comércio", afirmou Guterres.
O secretário-geral da ONU, que falava na abertura do fórum Boao, conhecido como o "Davos asiático", lembrou que a globalização ajudou a reduzir a pobreza, mas que muitas pessoas foram deixadas para trás.
Guterres apelou a uma distribuição mais justa dos recursos.
Fundado em 2001, o fórum celebra-se na ilha de Hainan, extremo sul da China, e tem nesta edição o tema "uma Ásia aberta e inovadora para um mundo próspero".
O evento conta ainda com a presença do Presidente chinês, Xi Jinping, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e os Presidentes das Filipinas e da Áustria, Rodrigo Duterte e Alexander van der Bellen.
Portugal, que em 2017 esteve representado pelo então ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, não teve este ano participação a nível ministerial.