A Vodafone confirmou esta terça-feira ter sido alvo de um ataque informático na véspera. Ainda assim, a operadora adiantou que não tem indícios de que os dados dos seus clientes tenham sido comprometidos. E diz-se determinada em repor os serviços.
Em nota remetida às redações, a Vodafone lamenta os transtornos gerados por esta ataque informático e sublina dispor de "uma equipa experiente" de profissionais de cibersegurança.
Antena 1Em conjunto com as autoridades competentes, a operador está a levar a cabo uma investigação "para perceber e ultrapassar a situação".
A Vodafone confirma que, na segunda-feira, foi alvo de um "ciberataque deliberado e malicioso".
A Vodafone assegura que, uma vez detetado o primeiro sinal de problemas na rede, atuou "de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços".
Em causa está a prestação de serviços baseados em redes de dados, designadamente a rede 4G/5G, os serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.
"Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos", indica a operadora, para acrescentar que a recuperação ocorrerá progressivamente ao longo do dia.
A Vodafone adianta que a investigação vai decorrer por tempo indeterminado.
c/ Lusa