Os recentes aumentos no preço da eletricidade tornaram a compra de carros elétricos menos atraente. A indústria automóvel alemã já regista uma retração na venda de veículos elétricos devido à subida dos custos com a produção.
Caso a tendência se mantenha, também haverá um efeito indireto sobre os investidores que não terão incentivos para construir instalações de recarga, tornando os carros elétricos menos atraentes e eficientes.
O sucesso dos carros elétricos foi desencadeado quando começaram os aumentos da gasolina. Agora, com os preços da eletricidade a subir, esse sucesso está a regredir.
Desde o momento em que a Rússia interrompeu o fornecimento de gás à Alemanha há quase duas semanas que a produção de eletricidade tornou-se mais cara e estima-se uma nova pressão de custos, devido ao fato de que o preço da eletricidade estar ligado ao do gás, que se tornou cada vez mais escasso.
Stefan Bratzel, especialista em economia do setor automóvel afirma que: "A explosão do preço da eletricidade pode acabar sendo um perigo agudo para a transição de veículos, e precisamos ter muito cuidado com isso".
Carregamento elétrico mais caro
Os proprietários de carros elétricos estão a sentir o aumentos de preços de 10% ou mais, ao carregarem os veículos.
A Allego, uma das principais operadoras de estações de carregamento da Alemanha, aumentou os preços no início deste mês de 43 centavos de dólar por quilowatt-hora para 47 centavos. O carregamento expresso, por meio de uma corrente contínua, aumentou de 65 para 70 centavos de dólar por quilowatt-hora, enquanto o mais rápido, chamado carregamento ultrarrápido, subiu de 68 centavos para 75 centavos de dólar por quilowatt-hora. Muitos dos supermercados, cadeias de bricolage e lojas de móveis que até recentemente ofereciam aos clientes o carregamento elétrico passaram entretanto a cobrar a eletricidade.
Muitos defensores dos carros elétricos estão a sugerir ao governo alemão que mantenha o preço da eletricidade abaixo do preço da gasolina, pois só assim poderá garantir-se a vantagem dos carros elétricos.
Os subsídios estatais alemães para carros elétricos devem cair para metade e atingirão cerca de 4.500 euros a partir de 2023. Os compradores de híbridos plug-in, que atualmente recebem um incentivo de 6.750 euros, não serão mais suportados.
"É preciso um impulso para o mercado funcionar, e agora isso é absolutamente central", sublinha Bratzel e associa-se a outros especialistas que deixam algumas sugestões para manterem os carros elétricos atrativos: por exemplo aumentar o imposto sobre veículos a diesel e a gasolina ou ser permitido aos veículos elétricos a utilização de faixas de autocarros.