AIE apela a "alívio da tensão" na próxima reunião da OPEP+

por RTP
Reuters

A Agência Internacional de Energia espera que a próxima reunião da OPEP+ alivie a tensão no mercado petrolífero e apelou aos países exportadores de petróleo para que aumentem significativamente a produção.

Espero realmente que a reunião de 31 de março resulte em mensagens positivas que possam aliviar a pressão nos mercados petrolíferos”, afirmou Fatih Birol, diretor executivo da AIE.A OPEP+ reúne membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, liderada pela Arábia Saudita, e dez outros países não OPEP liderados pela Rússia.

Segundo Birol, “muitos produtores de petróleo provaram repetidamente, no passado, ser responsáveis pelo mercado energético em circunstâncias difíceis como esta”.

Espero que voltem a estar do lado certo”, frisou.

Os países membros da OPEP+ têm-se recusado a aumentar significativamente a sua produção para aliviar o mercado, mantendo um aumento gradual de 400 mil barris por dia.

A Agência Internacional de Energia considera “dececionante” a reação do cartel, numa altura em que os preços estão a subir após a invasão russa à Ucrânia. E na quinta-feira alertou para o risco da ocorrência da “maior crise de abastecimento de petróleo em décadas”.

A AIE acredita que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos têm capacidade de produção adicional. As duas nações do Golfo são consideradas os únicos fornecedores com capacidade para bombear mais petróleo de forma a avaliar o aumento dos preços.
Tópicos
PUB