Aeronorte constrói hangar no aeródromo de Bragança para transportar passageiros para Porto, Lisboa e Paris
A Aeronorte, empresa de transporte aéreo com sede em Braga, vai construir um novo hangar no Aeródromo Municipal de Bragança, que lhe permitirá transportar passageiros, em 2008, de Trás-os-Montes para o Porto, Lisboa e Paris, afirmou fonte da empresa.
A directora-executiva da Aeronorte, Leana Ribeiro, adiantou à Lusa que o hangar, um investimento de um milhão de euros, colmatará necessidades já identificadas na região, "onde existe uma forte procura de voos de ligação ao Porto e Lisboa, durante todo o ano, e ainda voos para Paris, em especial no Verão e por alturas da Páscoa e do Natal".
"Com o novo hangar em Bragança, a Aeronorte vai melhorar a sua operacionalidade e a sua eficácia", garantiu a responsável.
Em sua opinião, esta nova infra-estrutura vai, ainda, "impulsionar o desenvolvimento do Aeródromo Municipal de Bragança e contribuir para uma maior dinâmica da economia local".
"O projecto do novo hangar tem tido o melhor apoio da Câmara de Bragança, cidade que se situa numa posição geoestratégica privilegiada na Península Ibérica, a 200 quilómetros do Porto e a 300 de Madrid", acentuou Leana Ribeiro.
A Aeronorte, que centra a sua actividade na aviação comercial e executiva, torna-se, assim, na primeira empresa de transporte aéreo com instalações próprias em Bragança.
A empresa, sedeada no Aeródromo de Palmeira, em Braga, perspectiva atingir, em 2008, um volume total de negócios de 10 milhões de euros.
Leana Ribeiro sublinhou que "a Aeronorte foi, também, a primeira companhia de aviação a ter aeronaves baseadas no Aeroporto do Porto, no âmbito da aposta na aviação comercial e nos voos executivos para os empresários e figuras públicas da região".
A aposta na aviação comercial, designadamente nos voos executivos, levou a Aeronorte a investir seis milhões de dólares (cerca de cinco milhões de euros) na aquisição de um jacto Learjet 45, que, juntamente com um helicóptero Ecureil AS 350 B2, está baseado no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
"Este é um segmento com muita procura pelos empresários e figuras públicas do norte, que, até agora, tinham que pagar voos de posicionamento (ferry flights) de aeronaves a partir dos aeroportos de Lisboa, Madrid ou Vigo", salientou Leana Ribeiro.
Disponível para voar para qualquer destino internacional, a Aeronorte prevê que Londres, Paris, Genebra, Zurique, Vigo e Madrid sejam as cidades europeias mais procuradas pelos empresários nortenhos.
Fora da Europa, o Brasil (nomeadamente a zona do Nordeste), Angola e, eventualmente, Dakar, deverão ser também destinos bastante requisitados, assegura.