O Governo dos Açores anunciou hoje a redução dos limites máximos da captura do imperador de forma a melhorar a "gestão dos limites de captura" daquela espécie de peixe para este ano.
"O Governo Regional dos Açores, através da secretaria regional do Mar e das Pescas decidiu, face aos atuais registos de captura de imperador (`Beryx decadactylus`), e tendo em vista uma melhor gestão dos limites de captura para o corrente ano, reduzir os limites máximos de captura do referido peixe", lê-se em comunicado.
De acordo com o executivo açoriano, as "embarcações de pesca local poderão capturar, por viagem de pesca, 30 quilos de imperador, e as de pesca costeira um total 70 quilos".
O Governo Regional realça que tomou a decisão depois de ouvir a Federação das Pescas dos Açores e as associações representativas da frota de pesca.
"A decisão surge considerando o consumo da quota para o ano de 2024 e de modo a garantir uma gestão precaucionária que permita estender a pesca desta unidade populacional até aos meses onde é mais valorizada", conclui o governo açoriano.