Acordo na concertação social "é uma almofada", considera Marcelo

por RTP

Foto: José Coelho - Lusa

O presidente da República considera "muito importante" o acordo na concertação social anunciado na noite de sábado. Marcelo Rebelo de Sousa considera preferível avançar com alguma almofada do que avançar sem almofada nenhuma. "Este acordo é uma almofada", afirmou aos jornalistas este domingo.

Questionado sobre se é suficiente o que foi alcançado entre patrões e sindicatos, o chefe de Estado português considerou que foi "muito importante", dado que "está tudo muito instável no mundo".

"Haver algumas plataformas de entendimento entre as confederações patronais e a UGT e o Governo é muito importante nestes próximos anos", insistiu.

O presidente afirmou que "temos pela frente ainda anos de legislatura, temos muitos orçamentos, temos uma guerra para terminar, temos uma recuperação económica para fazer, há uma gestão de fundos europeus para realizar, e tudo isso em acordo social é completamente diferente do que tudo isso em tensão social entre os parceiros".

Questionado sobre se o acordo para quatro anos é suficiente para evitar contestação social, respondeu que "para já é muito importante, porque há problemas urgentes"
, entre os quais o custo da energia e da vida em geral.
PUB