Ações da Portugal Telecom sofrem tombo histórico em bolsa

por RTP
Hugo Correia, Reuters

As perdas da Portugal Telecom na Euronext Lisboa estavam nos nove por cento ao início da manhã desta segunda-feira, mas derraparam para níveis sem precedentes em poucas horas, com as ações a atingirem os 87,9 cêntimos. A desvalorização superou mesmo os 27 por cento.

As ações da Portugal Telecom valem esta segunda-feira menos de um euro, a cotação mais baixa de sempre da empresa. Por volta das 11h43, cada ação valia 0,883 euros.

Com esta queda livre, a PT é avaliada pela primeira vez abaixo dos mil milhões de euros, em cerca de 785 milhões, um valor inferior ao investimento de 897 milhões de euros da RioForte, do Grupo Espírito Santo, em insolvência desde sexta-feira.

Profundamente prejudicada pela crise no Grupo Espírito Santo, a Portugal Telecom sai também afetada pelo processo de fusão com a Oi e pela liquidação da RioForte, mas esta queda abrupta ficará a dever-se diretamente à recente avaliação da Morgan Stanley, que atribuiu a cada título da operadora o valor de 0,39 euros, quase 40 por cento abaixo da cotação real registada na Euronext Lisboa.

A queda histórica decorre também da saída de Zeinal Bava da Oi, confirmada a 8 de outubro. Nas nove sessões da bolsa que decorreram desde então, a telecom portuguesa registou grandes perdas e apenas uma sessão foi encerrada em terreno positivo.
PUB