O Eurosistema, que inclui o Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais da zona Euro, deu a conhecer esta terça-feira as novas notas de 20 euros. Trata-se da terceira nota da série "Europa", tem elementos de segurança melhorados e vai entrar em circulação a 25 de novembro de 2015.
Atualmente, 338 milhões de europeus, em 19 países do continente, partilham a moeda única. Por isso, para evitar a contrafação, esta nova nota inclui um elemento de segurança inovador.
Europa é uma figura mitológica grega que deu origem ao nome do nosso continente.
Esta edição da nota de 20 euros inclui a janela com retrato no holograma. "Quando se observa a nota contra a luz, a janela torna-se transparente e revela um retrato de Europa, o qual é visível na frente e no verso da nota", refere o documento.
Os novos elementos
As novas notas de 20 euros mantêm os desenhos da primeira série bem como as mesmas cores dominantes. A tonalidade foi reforçada para ajudar a distinguir as notas, tendo em conta utilizadores cegos e amblíopes.
Ainda assim, há alterações a destacar, sobretudo por questões de segurança. As modificações foram feitas "para acomodar os elementos de segurança melhorados, o que permite também distingui-las com facilidade das notas da primeira série".
Esta nota tem agora em conta os países que aderiram à UE desde 2002.
O mapa da Europa, impresso no papel, inclui Chipre e Malta. A palavra euro surge já escrita em caracteres dos alfabetos latino e grego bem como em cirílico.
Ao contrário do que acontecia na primeira série, em que as iniciais do BCE apareciam em cinco variantes linguístas, agora surgem em nove.
As notas da série "Europa", assim como as anteriores, são fáceis de verificar através do método "tocar, observar e inclinar".
Tópicos