Ministro confirma que não vai haver "Casa de Portugal" nos Jogos Olímpicos de Paris

por Antena 1

Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, que tem a pasta do desporto confirmou esta terça-feira em Paris que o Comité Olímpico de Portugal desistiu do projeto da "Casa de Portugal" nos Jogos Olímpicos. Um projeto que pretendia juntar os portugueses que vivem em França ou que se desloquem à capital francesa durante os Jogos Olímpicos e também mostrar Portugal aos estrangeiros.

O anterior governo chegou a comprometer-se com um apoio de 420 mil euros, mas a falta de outros apoios levou o Comité Olímpico de Portugal a desistir da ideia. O projecto envolvia o Turismo de Portugal e a AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo.

Pedro Duarte esteve em Paris, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, onde colocou uma coroa de flores no Busto de Camões.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, disse que os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo são um "farol" para as políticas migratórias em Portugal e acrescenta que o país precisa de imigrantes e deve acolhê-los: por motivos humanitários mas também para o desenvolvimento económico. Pedro Duarte considerou ainda que Portugal não está a fechar portas à imigração.
PUB