Reportagem

Gil Vicente - Benfica, a I Liga em direto

Andrea Belotti marcou o segundo golo do Benfica em Barcelos José Coelho - Lusa

O Benfica não deixou escapar a oportunidade de alcançar a liderança partilhada ao vencer esta sexta-feira o Gil Vicente por 3-0, em jogo atrasado, pertencente à 24.ª jornada da Liga Portuguesa. Aursnes, Andrea Belotti e Di María marcaram os golos que valeram os três pontos e a liderança do campeonato em igualdade pontual com o Sporting.

Na primeira parte:Os primeiros minutos em Barcelos foram intensos com Benfica e Gil Vicente à procura da baliza adversária. Logo aos dois minutos, numa boa jogada coletiva, Amdouni encontrou Aursnes na grande área. O norueguês recebeu e rematou forte mas teve pela Andrew, guarda-redes gilista, que fez uma grande defesa.

Amdouni, poucos minutos depois, também tentou o golo mas com um remate torto, que saiu pela linha final.

Numa jogada de contra-ataque, o Gil Vicente mostrou os dentes ao Benfica. Isolado entre António Silva e Tomás Araújo, Pablo cabeceou forte para uma defesa apertada de Trubin. O guardião ucraniano conseguiu atirar a bola para canto.

A partir dos dez minutos de jogo, o Benfica tomou as rédeas da partida e Kokçu esteve perto de inaugurar o marcador, após bater um livre direto que Andrew defendeu para canto.

Dois minutos depois, Bruma foi chamado na esquerda do ataque do Benfica, contemporizou a posse de bola, e passou a mesma para a zona de penálti onde apareceu Fredrik Aursnes a rematar colocado para o primeiro golo da noite. O domínio dos encarnados acabou por ser capitalizado pelo remate certeiro do antigo internacional norueguês.

O Gil foi tentando a resposta mas foi a equipa de Bruno Lage a manter o domínio da partida. Aos 38 minutos, após uma bola recuperada, Andrea Belotti avançou vários metros com a bola mas o remate que se seguiu foi frouxo, e não assustou Andrew.

Até ao fim dos primeiros 45 minutos, destaque para um remate de Bruma, um pontapé acrobático, que o guarda-redes defendeu para canto. O lance acabaria anulado pelo árbitro da partida, por falta atacante.
Na segunda parte:A equipa de Bruno Lage entrou a marcar o segundo golo. Livre direto de Kokçu a encontrar António Silva na grande área. O defesa, de cabeça, assistiu Andrea Belotti que também cabeceou para o 2-0. Apesar do choque com Andrew, o golo foi validado.

Poucos minutos depois, mais um contratempo para Tomás Araújo. O defesa do Benfica teve de ser substituído após sentar-se no chão. Samuel Dahl entrou para o lugar do internacional português.

O Gil Vicente foi tendo alguns rasgos na tentativa de chegar à baliza de Trubin. Perto da hora de jogo, Santi García tentou aproveitar uma bola perdida à entrada da área do Benfica mas rematou torto, para fora. Félix Correia também tentou a sua sorte fora da área mas o pontapé saiu à figura do guardião ucraniano do Benfica.

A um quarto de hora do fim, Bruno Lage promoveu o regresso de Di María, que pouco depois de entrar tentou um golo de belo efeito, sem conseguir acertar na baliza de Andrew.

O Gil foi tentando, a espaços, reduzir o marcador mas sempre sem acerto. Carlos Eduardo e Fujimoto tiveram oportunidades mas não acertaram com a baliza do Benfica e de Trubin.

Já em tempo de descontos, Di María ganhou uma grande penalidade que acabou por converter. O internacional argentino rematou para o lado contrário de Andrew e fez o 3-0 final e coroou o regresso com o décimo quinto golo da temporada.

Com esta vitória, o Benfica chega aos 62 pontos, os mesmos que o Sporting, colando-se ao atual campeão português na liderança do campeonato. A equipa de Rui Borges vai deslocar-se este sábado à Amadora, em jogo da jornada 27, e pode voltar a isolar-se no topo da Liga.

O calendário só fica acertado na próxima quarta-feira, quando o Benfica receber no Estádio da Luz o Farense, a concluir a 27.ª jornada.

Estatísticas