FC Porto 3-0 Vitória de Guimarães

por RTP

O FC Porto, tricampeão em título, venceu o Vitória de Guimarães, detentor da Taça de Portugal, por 3-0, e conquistou a 35.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira, que se jogou no Estádio Municipal de Aveiro. O reforço Licá, ex-Estoril, inaugurou o marcador, aos cinco minutos, o colombiano Jackson Martinez apontou o segundo, aos 17, e o argentino Lucho Gonzalez foi o autor do terceiro, aos 45. De realçar o facto de este ser o primeiro título de Paulo Fonseca, novo treinador dos portistas.

A história da partida resume-se à intensidade do futebol portista, com muita posse de bola e rapidez nos lances de ataque, e à eficácia dos tricampeões nacionais nos momentos de decisão.

Para isso contribuiu um posicionamento mais avançado do meio-campo portista, facilitado pelo facto de os vimaranenses terem optado por uma estratégia muito defensiva, os médios André André e Moreno jogaram quase encostados aos centrais, da qual não se conseguiram libertar nunca.

Ao contrário, com os extremos e laterais sempre em grande rotação ofensiva,o FC Porto "manipulou" como bem entendeu um conjunto cuja única tática ofensiva passou pelos passes longos para o seu trio de atacantes: Barrientos, Marco Matias e Tomané.

Os golos dos "dragões" apareceram, por isso, cedo e com naturalidade.
Decorriam os primeiros cinco minutos quando Lucho González conseguiu fugir pela direita e centrou para o interior da área, onde Licá apareceu mais rápido que a defesa adversária e "encostou" para o primeiro golo oficial da temporada.

Aos 17 minutos, coroando a intensidade imposta pelos "dragões", Varela conseguiu centrar do mesmo lado e Jackson Martinez "faturou" o segundo golo portista, com um desvio de cabeça.

Aos 45 minutos, Fucile protagonizou uma jogada de insistência no mesmo corredor, cruzou, Douglas e o central Pedro Correia não conseguiram afastar a bola e Lucho González rematou "de primeira" para o terceiro tento portista.

Rui Vitória trocou, ao intervalo, Crivellaro e Tomané por Leonel Olímpio e o reforço Maazou, numa tentativa de refrescar o ataque, o que conseguiu, pois os centrais portistas foram obrigados a mais trabalho do que no primeiro tempo.

Os portistas foram gerindo a vantagem, sempre com o "olho" na baliza de Douglas, nomeadamente quando Jackson Martinez, aos 72 minutos, empolgou a bancada portista, com um pontapé de bicicleta, que saiu ao lado.

Com os vimaranses em tentativas desesperadas de ataque, quase todas travadas por Mangala, os "dragões" ainda dispuseram de mais um par de boas oportunidades de golo, mas a eficácia do primeiro tempo já não "entrou" na segunda parte.

22h39 Final da partida o FC Porto conquista a Supertaça.

90'- O árbitro dá 2' de tempo de compensação.

85'- Substituição no FC Porto: sai Licá entra Kelvin.

84'-
Bom desenho ofensivo do FC Porto, Lucho cruza para Josué rematar de primeira contra um defesa vimaranense. Canto para o FCP.

83'- Boa jogada de Barrientos a passar por Mangala, mas Helton atento saiu aos pés do jogador vimaranense e agarrou a bola.

81'-
Remate forte de pé esquerdo de Quintero para Douglas agarrar junto ao relvado.

80'- Cartão amarelo para Moreno do Vitória de Guimarães.

75'- Substituição no FC Porto: sai Defour entra Quintero.

75'- Substituição no Vitória de Guimarães: sai André entra Ricardo.

72'- Jackson podia ter feito o quarto da partida. Josué cruza da esquerda, os centrais vimaranenses, Douglas e Licá saltam à bola, esta sobra para Jackson que de bicicleta rematou ao lado.

70'- Canto marcado por Lucho, Mangala nas alturas remata de cabeça, ao lado.

62'- Substituição no FC Porto:
sai Varela entra Josué.

62'- Varela remata fraquinho para Douglas agarrar fácil.

54'-
Remate forte de Alex Sandro à figura de Douglas, depois de um corte da defesa vimaranense.

52'-
Defour de longe! Excelente remate do belga a cerca de 25 metros da baliza, no entanto a bola sai ligeiramente ao lado do poste equerdo da baliza de Douglas.

49'- Mas que perigo para o Vitória de Guimarães. Lucho recebe bem dentro da área, vira-se, mas o remate sai torto.

46'- Falta perigosa contra o FC Porto junto ao bico da área. Barrientos remata em jeito, ao lado.

45'- Substituição no Vitória de Guimarães: sai Tómané entra Maazou.

45'- Substituição no Vitória de Guimarães:
sai Crivellaro entra Leonel Olímpio.

21h52 recomeça a partida


21h34 Intervalo

45'-
O Árbitro dá 1' de tempo de compensação

45'- Gooooooooooooolo do FC Porto Lucho!
Fucile cruza, uma vez mais um cruzamento da direita, o guarda-redes Douglas e o central Pedro Correia falham, Lucho remata rasteiro para o fundo da baliza. Está feito o terceiro golo do FCP. (foto Lusa)


O jogo baixou muto de ritmo com o FC Porto a controlaro encontro. O Vitória de Guimarães não consegue sair do seu meio-campo com a bola controlada.


34'- Grande corte de Paulo Oliveira a tirar o golo a Jackson.

28'- Navamente o FCP com perigo! Subida rápida, grande combinação entre Lucho e Licá, que remata forte, para defesa de Douglas

24'-
Cruzamento de Fucile para Licá a meias com Paulo Oliveira rematar. Canto para o FCP.

19'- Livre direto contra o FC Porto, Crivellaro remata por cima. Passou o perigo.

17'- Goooooooooooooolo do FC Porto Jackson!
Excelente cruzamento com conta peso e medida de varela para Jackson, de cabeça, atirar para o fundo das redes vimaranenses.

10'-
Mangala de cabeça, por cima depois de um livre da direita marcado por Lucho. O central francês do FCP, em queda à retaguarda, não conseguiu fazer melhor do que rematar muito por cima.

9'-
David Addy do Vitória de Guimarães tem uma entrada dura, mas o árbitro da partida opta pela admoestação verbal.

5'- Gooooooooooooooolo do FC Porto Licá! Lançamento lateral de Fucile para Jackson que salta, mas não chega à bola. Lucho aproveita a deixa e cruza da direita do ataque para o "coração" da área onde surge Licá a faturar. Foi a primeira vez que o FC Porto chegou à área vimaranense depois de uma desatenção da defensiva da equipa de Rui Vitória. (foto Lusa)


 1'- O Vitória de Guimarães entra melhor na partida com algum domínio, mas sem criar perigo para a baliza de Helton.

20h48
Começa a partida e a temporada 2013/2014

--------------------------------------------------

Constituição oficial das equipas:


FC Porto:
Helton, Fucile, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour, Lucho Gonzáles, Licá, Varela, Jackson Martinez.

Suplentes:
Fabiano, Maicon, Herrera, Josué, Quintero, Kelvin, Ghilas.

Treinador Paulo Fonseca

Vitória de Guimarães: Douglas, Addy, Paulo Oliveira, Josué , Pedro Correia, André, Moreno, Crivellaro, Barrientos, Marco Matias, Tomané.

Suplentes
: Assis, Freire, Luís Rocha, Hernâni, Leonel Olímpio, Ricardo Gomes, Maazou.

Treinador Rui Vitória

Árbitro: Artur Soares Dias do Porto