Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Benfica campeão nacional de futebol. A festa do título em direto

por RTP

O Benfica sagrou-se campeão e conquistou o seu 37.º título nacional de futebol.

01h40 - As palavras de Vieira no Marquês de Pombal


01h30 - Bruno Lage : "Que esta reconquista também seja a forma de darmos mérito a quem ganhar"

Palavras do treinador do Benfica no Marquês de Pombal. "Que esta reconquista também seja a forma de darmos mérito a quem ganhar. E tem que partir de nós agora. Começar a olhar para os nossos adversários. E quando eles ganharem também lhes dar mérito. Porque só assim, quando nós ganhamos, eles vão começar a dar-nos mérito. Fazer desta reconquista a reconquista do bom futebol. E que isto é apenas futebol. Há coisas mais importantes da nossa cidade e do nosso pais pelas quais nós temos de lutar".


00h58 - Jogadores do Benfica levantam a Taça de campeões no Marquês de Pombal no culminar de uma festa que começou após a vitória em casa frente ao Santa Clara.


00h44 - Autocarro do Benfica chega ao Marquês de Pombal

00h14 - Imagens divulgadas no Twitter do Benfica dentro do autocarro onde seguem os jogadores

23h42 - Autocarros com jogadores e equipa técnica do Benfica a caminho do Marquês de Pombal.


23h26 - Momentos de tensão junto ao Estádio da Luz

Polícia faz algumas detenções depois do arremesso de pedras, garrafas e tochas. Pelo menos uma pessoas ficou ferida.


23h18 - Centenas de adeptos do Benfica 'invadiram' e 'pintaram' de vermelho a rotunda do monumento, na cidade de Chaves.

23h13 - Milhares de pessoas aguardam pela chegada dos jogadores do Benfica ao Marquês de Pombal.

Veja a emissão em direto da RTP 3 para acompanhar todos os momentos em direto

22h55 - Veja aqui as declarações do treinador do Benfica na conferência de imprensa no final do jogo.

22h37 - Eliseu regressa com a mota ao Estádio da Luz. Veja aqui esse momento.

22h34 - Benfica vai ser recebido na Câmara Municipal de Lisboa na segunda-feira

Vai ser às 18h00, dois dias após ter conquistado o 37.º título de campeão nacional de futebol, anunciou hoje a autarquia na rede social Twitter.

22h25 - As imagens da festa do Benfica no Estádio da Luz.

Benfica venceu o 37.º campeonato. Mostramos aqui as imagens da festa encarnada.


22h00 - A celebração dos jogadores com os adeptos no Estádio da Luz


21h58 - O momento em que o Benfica ergue a taça de campeão

21h40 - O que disse Vieira aos jogadores no balneário.

"Todos sabem o que se passou ao longo da época. Somos todos campeões, mas existem coisas que é importante reforçar.

Fomos uma verdadeira família, mesmo nas horas adversas, com decisões muito difíceis. Com a entrada do Bruno Lage as coisas reforçaram-se ainda mais. Um obrigado a todos vós, estou superfeliz e os adeptos estão superfelizes. Nas alturas mais adversas, fui um gajo com uns tomates muito grandes para tomar decisões. Não dos desunimos, reforçamos laços e conquistámos este título. Que é de todos nós, em especial deste senhor (referindo-se ao treinador Bruno Lage).

Pelo esforço todo, o prémio passou a ser duplicado".

21h35 - Jogadores recebem e levantam a taça de campeões do campeonato nacional de futebol

21h23 - Momento partilhado no Twitter do Benfica do discurso de Vieira no balneário.





21h16 - Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, felicitou o Benfica pela conquista do 37.º título.

Em comunicado, Fernando Gomes congratulou "todos os atletas, equipa técnica, 'staff' e estrutura que contribuíram para mais esta conquista". O presidente da FPF realçou ainda "a enorme competitividade no topo máximo do futebol português", depois de o Benfica ter conseguido superar "o FC Porto, segundo classificado, por uma escassa diferença pontual". Fernando Gomes enalteceu a dedicação, o empenho e a determinação do Benfica. "É graças a este espírito de luta que os vencedores podem festejar a glória e os vencidos a sua honra", disse, enviando também uma palavra de apreço e conforto a todos os clubes do campeonato que "tudo fizeram para dignificar e honrar o futebol o desporto português".

O Benfica assegurou hoje o seu 37.º título de campeão português de futebol, ao golear em casa o Santa Clara por 4-1, em jogo da 34.ª e última jornada da competição, que terminou com 87 pontos, mais dois do que o FC Porto.

21h11 - Vieira no balneário. Valor do prémio pelo campeonato duplicado. Veja o vídeo

21h00 - A festa já se faz no Marquês de Pombal.

20h59 - Momento de euforia no balneário do Benfica. Vieira agradece aos jogadores a temporada e anuncia que o prémio pelo campeonato "passou a ser duplicado". Foi a loucura no balneário.

20h52- Bruno Lage: "O mais importante hoje era conseguir os três pontos. Foi uma segunda volta fantástica. O que mais queria ver era a alegria dos nossos adeptos e dos nossos jogadores. Isso é que me faz realizado e feliz neste momento"

João Henriques (treinador do Santa Clara): "O objetivo para o jogo passava por ganhar, obviamente sabendo que estávamos na casa de uma das equipas mais fortes do campeonato que fez uma segunda volta excecional. Íamos à procura da melhor classificação possível, mas sabíamos que tínhamos um por cento de hipóteses. O Benfica fez campeonato para ser campeão."

20h48 - Depois do tetra, entre 2013/14 e 2016/17, e de ter falhado o penta, em 2017/18, o Benfica consegue o quinto título em seis anos. Um registo que não conseguia desde os anos 70 do século passado.

20h31 - Benfica venceu o Santa Clara e é o novo campeão nacional de futebol

O Benfica abriu o marcador frente ao Santa Clara com um golo de Seferovic. Remate com o pé esquerdo no coração da área ao centro da baliza. Assistência de Andreas Samaris com um passe em profundidade.

O segundo golo foi marcado por João Félix. Remate com o pé direito no coração da área ao ângulo superior esquerdo.

Terceiro por Rafa. Remate com o pé direito do lado direito da pequena área junto à base do poste esquerdo.

O quarto golo do Benfica foi marcado Seferovic. Remate com o pé esquerdo no coração da área junto à base do poste esquerdo. Assistência de Alejandro Grimaldo com um cruzamento para a área.

O Santa Clara reduziu com um golo de César Martins num remate com o pé direito.