Edson Arantes de Nascimento, mais conhecido por Pelé, morreu esta quinta-feira. O astro brasileiro é relembrado como um dos melhores atletas de todos os tempos, tendo sido o único a vencer três taças de campeão do mundo. As reações à perda de Pelé não se fizeram esperar.
A equipa brasileira publicou um vídeo com várias imagens de Pelé enquanto jogador do "Peixe". O Santos anunciou também que o velório do antigo jogador vai ser realizado na próxima segunda-feira, no estádio da Vila Belmiro, na cidade de Santos.
"O corpo do maior jogador de futebol de todos os tempos será velado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, onde ele encantou o Mundo", disse o Santos num comunicado.
Obrigado, Rei Pelé. pic.twitter.com/2Xb7XElR41
— Santos FC (@SantosFC) December 29, 2022
A nota destaca que "Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos".
"O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou", acrescentou a Secretaria de Comunicação do Governo brasileiro.
O comunicado refere ainda que o "Presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento".
Antes do início do jogo entre o Sporting e o Paços de Ferreira, a contar para a I Liga portuguesa, cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de Pelé.
O antigo presidente dos Estados Unidos também prestou homenagem a Pelé.
"Pelé foi um dos melhores de sempre a jogar o jogo bonito. E como um dos atletas mais reconhecidos no mundo, ele percebeu o poder do desporto em unir o mundo. Os nossos pensamentos estão com a sua família e com todos os que o amam e admiram".
António Tadeia, comentador de desporto da RTP, destaca a polivalência e as grandes capacidades do jogador brasileiro. Acima de tudo, sublinha que Pelé "foi o primeiro futebolista global", não só dentro das quatro linhas, mas também para lá dos relvados.
O Brasil chora um dos nomes maiores do futebol mundial. Pelé morreu esta quinta-feira aos 82 anos e o seu país reage com grande tristeza e consternação.
O ex-jogador, estava internado no hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo. Estava a receber cuidados paliativos depois de ter deixado de responder aos tratamentos de quimioterapia.
Sofria de um cancro no intestino, descoberto em 2021. No início deste ano tinham sido diagnosticadas metástases em várias partes do corpo.
Pelé foi o único jogador do mundo a ganhar três mundiais de futebol.
Suécia, em 1958, Chile, em 1962 e México, em 1970.
O nome de Pelé ficará para sempre ligado ao clube Santos, onde entrou com 15 anos. Menos de um ano depois, o craque estreava-se na seleção brasileira.
Ao longo da vida transformou-se numa verdadeira lenda mundial. Ninguém consegue ficar indiferente ao talento deste jogador.
Nascido a 23 de outubro de 1940 em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento morreu esta quinta-feira aos 82 anos idade.
Assim se despediu Sadio Mané, avançado do Bayern de Munique, de Pelé, que morreu esta quinta-feira aos 82 anos, em São Paulo.
Pelé agradeceu em vida tudo o que conseguiu na sua carreira e pediu desculpa a todos os que sofreram com as vitórias que conquistou.
Hoje o Brasil dá adeus a um de seus filhos mais ilustres: Pelé, o rei do futebol. Eleito o atleta do século, Edson Arantes do Nascimento fez o mundo se curvar diante do seu talento, levando o futebol brasileiro ao altar dos deuses. pic.twitter.com/UBcHttRPcZ
— Romário (@RomarioOnze) December 29, 2022
Ronaldo Nazário de Lima, conhecido no mundo do futebol como o "Fenómeno", também utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem sobre Pelé.
"Que privilégio vir depois de você, meu amigo. Seu talento é uma escola pela qual todo jogador deveria passar. Seu legado transcende gerações. E é assim que seguirá vivo. Hoje e sempre, celebraremos você".
Que privilégio vir depois de você, meu amigo. Seu talento é uma escola pela qual todo jogador deveria passar. Seu legado transcende gerações. E é assim que seguirá vivo. Hoje e sempre, celebraremos você.
— Ronaldo Nazário (@Ronaldo) December 29, 2022
Obrigado, Pelé. Descanse em paz. https://t.co/xslUl3VO5h pic.twitter.com/iUG2Igo4FY
A organização responsável pelo futebol europeu também deixou uma mensagem de condolências, após a morte de Pelé.
"Ele [Pelé] foi a primeira grande estrela mundial do futebol e protagonizou uma papel pioneiro no crescimento do futebol para se tornar no desporto mais popular do mundo".
Tonight, we join fans the world over in mourning Pelé, one of football's all-time greatest players.
— UEFA (@UEFA) December 29, 2022
He was the first global superstar of the game and played a pioneering role in football's rise to become the world's most popular sport.
Rest in peace, Pelé.
Usain Bolt, lendário atleta olímpico, também não deixou passar a notícia da morte de Pelé, relembrado uma verdadeira lenda do desporto mundial.
A Sporting Legend.
— Usain St. Leo Bolt (@usainbolt) December 29, 2022
Rest in Peace King Pele 🕊️ pic.twitter.com/AmehPBOR30
Na página oficial de Twitter de Pelé, um pequeno texto relembra que a "inspiração e o amor" marcaram a jornada de vida do grande jogador brasileiro.
A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que faleceu no dia de hoje.
— Pelé (@Pele) December 29, 2022
Amor, amor e amor, para sempre.
.
Inspiration and love marked the journey of King Pelé, who peacefully passed away today.
Love, love and love, forever. pic.twitter.com/CP9syIdL3i
Erling Haaland, goleador norueguês do Manchester City, também deixou uma mensagem de homenagem a Pelé.
Em poucas palavras, Haaland disse: "O que nós vemos muitos a fazer, Pelé fez primeiro".
Everything you see any player doing, Pelé did it first. RIP ⚽️🤴🏿 pic.twitter.com/SeW0z1hQTm
— Erling Haaland (@ErlingHaaland) December 29, 2022
O Manchester United, clube que milita na Premier League, em Inglaterra, também quis prestar homenagem a Pelé. O clube inglês agradeceu a alegria trazida pelo astro brasileiro ao mundo do futebol.
O ex-presidente e presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, reagiu no Twitter à morte do ex-futebolista brasileiro. Considera que “poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe” e que “nunca houve um camisa 10 como ele”.
Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol.
— Lula (@LulaOficial) December 29, 2022
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/YQs3K119t9
Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona... Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé.
— Lula (@LulaOficial) December 29, 2022
Também o FC Porto prestou homenagem a Pelé, que morreu esta quinta-feira aos 82 anos.
As lendas são imortais💙 pic.twitter.com/0rQXX1nyMp
— FC Porto (@FCPorto) December 29, 2022
O Sporting também deixou uma mensagem de pesar pela morte de Pelé realçando que a história escrita pelo astro brasileiro nunca será esquecida.
Espalhou magia dentro das quatro linhas e nunca será esquecido pelo mundo do futebol.
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) December 29, 2022
Até sempre, Pelé. pic.twitter.com/KZCZhJVDMr
Até sempre, Pelé 🤍 pic.twitter.com/aqUQwxO0Nk
— SL Benfica (@SLBenfica) December 29, 2022
É assim que Emmanuel Macron recorda Pelé e a importância para o futebol mundial.
Le Jeu. Le Roi. L’Éternité.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 29, 2022
O Jogo. O Rei. A Eternidade. pic.twitter.com/ZjeaF7zIGx
A página oficial do Brasileirão (liga brasileira de futebol) recordou o jogador que fez história mundial com a camisola do Santos, do "Peixe", em São Paulo.
Relembrando também Eusébio, a Liga Portuguesa de Futebol lembrou Pelé como um dos reis do futebol.
Depois de quase uma vida dedicada ao Santos, o New York Cosmos, nos Estados Unidos, também foi um dos clubes que o 'Rei' representou.
Nas redes sociais, o Cosmos diz lamentar a morte de uma estrela.
#Pele was one of the greatest, if not the greatest. He entertained billions, he introduced generations to the joys of football and showed the world there is no dream too big.
— Roberta Metsola (@EP_President) December 29, 2022
Europe joins Brazil & the world in mourning a giant of the beautiful game. May he rest in peace 🇪🇺 🇧🇷 pic.twitter.com/n8GP2fQ2nS
Neymar, grande estrela do futebol brasileiro, também relembrou Pelé. Numa emotiva publicação na rede social Instagram, o jogador do PSG diz que o Rei "transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: deu visibilidade ao Brasil".
José Mourinho recordou Pelé em entrevista à RTP. "Era daquelas pessoas que nos fazem sentir pequeninos", disse o atual treinador da AS Roma.
O agora campeão do mundo também fez questão de relembrar a grande estrela brasileira com uma publicação nas redes sociais e com uma curta legenda: "Descansa em paz Pelé".
É assim que a página da Federação Portuguesa de Futebol lembra Pelé, que morreu esta quinta-feira aos 82 anos.
Na foto publicada nas redes sociais, Pelé surge ao lado de Eusébio da Silva Ferreira.
Numa curta nota, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte de Pelé e deixou as condolências à família e ao povo brasileiro.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as mais sentidas condolências ao povo brasileiro, aos familiares e amigos de Pelé e a todos quantos choram a partida de uma lenda".
O craque português também já reagiu à morte do grande astro brasileiro.
"O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé".
Numa publicação nas redes sociais, Mbappé relembrou Pelé, que morreu esta quinta-feira.
"O Rei do futebol deixou-nos mas o seu legado nunca será esquecido", escreveu o internacional francês.
The king of football has left us but his legacy will never be forgotten.
— Kylian Mbappé (@KMbappe) December 29, 2022
RIP KING 💔👑… pic.twitter.com/F55PrcM2Ud
O clube do coração de Pelé também não esqueceu a sua figura maior. O Santos deixou uma imagem de fundo negro com uma coroa a lembrar o "Rei".
Eterno. pic.twitter.com/N912VpCmVK
— Santos FC (@SantosFC) December 29, 2022
REI PELÉ 👑👑👑 pic.twitter.com/epP8zZHRYr
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) December 29, 2022