Viena, 20 Dez (Lusa) - A célebre fábrica de pianos austríaca Bosendorfer foi hoje vendida ao gigante japonês de instrumentos musicais Yamaha, anunciou Ewald Novotny, porta-voz do actual proprietário, o banco Bawag, num comunicado.
Novotny exprimiu satisfação pelo facto de, após longas negociações, se ter encontrado um proprietário estratégico com condições para fomentar o desenvolvimento económico da empresa, com um quadro de 180 empregados, e manter o legado cultural da marca.
A Yamaha deu já garantias de que a central e a produção de pianos Bösendorfer, de fama mundial pelo seu som inconfundível, permanecerão na Áustria e a empresa manterá o seu actual nome.
Não foram fornecidos dados sobre o montante da transacção, pelo que não puderam ainda ser confirmados ou desmentidos os rumores de que estariam envolvidos 14 milhões de euros.
Há algumas semanas foi eliminado do concurso, surpreendentemente, o produtor de pianos austríaco Brodmann, maioritariamente na posse de ex-directores da Bösendorfer.
O anterior banco sindical austríaco BAWAG tinha sido vendido, há aproximadamente un ano, ao fundo norte-americano Cerberus, depois de ser atingido pelo maior escândalo financeiros da república alpina.
O BAWAG adquiriu a Bosendorfer em 2002 ao seu anterior proprietário, a empresa norte-americana Kimball, por 25 milhões de dólares (16,9 milhões de euros).
A Bösendorfer foi fundada em 1828, o ano da morte de Franz Schubert, pelo vienense Ignaz Bösendorfer.
RMM.