Berlim, 06 Dez (Lusa) - As páginas alemãs da enciclopédia on-line Wikipedia, alvo de críticas recorrentes sobre a sua fiabilidade, são na realidade mais fiáveis do que a edição on-line da mais prestigiada das enciclopédias clássicas alemãs, noticia a revista Stern hoje publicada.
A revista, que consagra a sua primeira página a este assunto, pediu a um gabinete privado, especializado em "investigações científicas de informações", que analisasse 50 artigos escolhidos aleatoriamente dos 673.000 existentes na Wikipedia alemã (de acesso gratuito) e que os comparasse com 50 artigos correspondentes da edição on-line da enciclopédia Brockaus (de acesso pago).
"De uma forma surpreendente, a Wikipedia venceu na comparação, até mesmo na rubrica exactidão", afirma a Stern.
Os inspectores foram convidados a classificar os artigos, segundo o sistema em vigor nas escolas alemãs: de 1 para excelente a 6 para muito insuficiente.
O teste centrava-se na exactidão, exaustividade, actualização e clareza dos artigos.
Em média, a Wikipedia obteve uma nota superior à sua concorrente em 43 dos 50 casos.
Os 50 artigos da Wikipedia testados, desde "U2" a "Penicilina", passando por "Moisés", obtiveram uma média de 1,7, enquanto que os da Brockhaus apenas obtiveram uma média de 2,7.
Os artigos da Wikipedia foram também considerados mais actualizados: o artigo sobre Luciano Pavarotti mencionava o seu desaparecimento desde o dia da sua morte, 06 de Setembro, enquanto que a edição da Brockhaus continuava, até dia 02, sem mencionar a morte do tenor.
O projecto Wikipedia funciona a partir de contribuições de internautas, que são convidados a enriquecer e corrigir os artigos permanentemente.
Os gestores do sítio afirmam que eles próprios "não garantem a exactidão do seu conteúdo", uma vez que "pela sua natureza a Wikipedia é um convite permanente para conservar o seu espírito crítico e diversificar e cruzar as suas fontes".
ALF.
Lusa/Fim