Última Hora
Falta de médicos. Diretor de Ortopedia de Santa Maria pede demissão

"Volver-Voltar", de Pedro Almodóvar, premiado em Nova Iorque

por Agência LUSA

"Volver-Voltar", do realizador espanhol Pedro Almodóvar, ganhou quarta-feira o prémio para a Melhor Película Estrangeira do ano, concedido pela The National Board of Review dos Estados Unidos.

O galardão, atribuído por votação de 120 profissionais da indústria cinematográfica, surge na sequência das excelentes críticas recebidas pelo filme nos Estados Unidos.

Os críticos norte-americanos destacaram em particular a interpretação de Penélope Cruz, desde já apontada como possível candidata a um Óscar.

"Letters from Iwo Jima", de Clint Eastwood, conquistou o prémio para a Melhor Película de 2006, e Martin Scorsese foi nomeado o melhor Realizador pelo seu trabalho em "Entre Inimigos" (The Departed).

Os prémios de Melhor Actriz e Melhor Actor foram, respectivamente, para Helen Mirren, pela sua interpretação em "A Rainha" (The Queen), e para Forest Whitaker, no papel do ditador ugandês Idi Amin Dada em "The last king of Scotland".

"Cars", dos estúdios da Disney, recebeu o prémio de Melhor filme de Animação e "Uma verdade inconveniente", centrado nas denúncias do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore sobre o aquecimento global, o de Melhor documentário.

Fundada há 97 anos, The National Board of Review é uma associação integrada por académicos e cinéfilos e os seus prémios anuais são vistos como uma das principais "pistas" para os Óscares, concedidos em Fevereiro em Los Angeles.

PUB