Coimbra, 14 abr (Lusa) - A Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara de Coimbra (CMC) apresentaram hoje uma agenda digital cultural conjunta, intitulada Agenda 7 Coimbra, que reforça "a parceria construtiva" entre as duas instituições.
"Este é um passo importante" na colaboração entre universidade e autarquia, sublinhou Manuel Machado, presidente da CMC, referindo que a agenda cultural cria "uma autoestrada de comunicação e de transparência" que "acolhe todas as iniciativas das duas instituições, mas também de associações e agentes culturais da cidade".
A agenda conta já com mais de 60 entidades da cidade integradas, sendo que qualquer associação ou agente cultural pode inscrever-se no portal, mediante uma triagem por parte dos serviços municipais, sendo depois possível criar e divulgar os seus eventos no "site", sem qualquer mediação.
A Agenda 7 Coimbra "é uma adaptação" de outra agenda criada pela Universidade de Coimbra (chamada simplesmente Agenda 7), sendo que agora "ganha outra dimensão", com a ambição de "abranger a maioria dos eventos" da cidade, disse o reitor da UC, João Gabriel Silva.
O reitor da universidade, que falava na apresentação do projeto, no Edifício Chiado, naquela cidade, contou ter "esperança de que esta agenda se torne numa ferramenta de participação das pessoas" na vida cultural de Coimbra.
A agenda está disponível em www.agenda7-coimbra.pt, estando os eventos separados por categorias como cinema, música, teatro, conferências, exposições ou livros.
Na agenda digital, está também presente um espaço mais dirigido para turistas, que o remete para o sítio do Turismo de Coimbra.
O sítio da internet tem ainda a opção de incorporar o calendário de eventos da agenda para outros "sites" e blogues, podendo essa aplicação ser personalizada.
O projeto foi desenvolvido por três estudantes da Universidade de Coimbra, sob coordenação do Projeto de Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra (PIMC).