Foto: Margarida Vaz
''The seed of the Sacred Fig'' (A Semente da Figueira Sagrada), do realizador iraniano Mohammad Rasoulof conquista o Grande Prémio, na edição 18ª do LEFFEST. O filme já tinha recebido, no Festival de Cannes, o Prémio Especial do Júri e o Prémio FIPRESCI, Prémio do Júri Ecuménico.
Explicou à jornalista da Antena 1, Margarida Vaz que estava preso quando aconteceu o caso Mahsa Amini, foi a inspiração para este filme.
Os prémios da edição 18ª do LEFFEST , o Grande Prémio NOS foi para ''The seed of the Sacred Fig'', de Mohammad Rasoulof.
Os prémios da edição 18ª do LEFFEST , o Grande Prémio NOS foi para ''The seed of the Sacred Fig'', de Mohammad Rasoulof.
O Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa foi em ex-aequo para ''The Shrouds'', de David Cronenberg e ''Rendez-Vous avec Pol Pot, de Rithy Panh.
Ao filme ''Black Dog'', de Guan Hu foi atríbuido o Prémio Especial do Júri
O Prémio do Júri para melhor Interpretação Feminina foi para Ensemble de Actrizes em ''VERMIGLIO'': Martina Scrinzi, Roberta Rovelli, Carlotta Gamba, Rachele Potrich, Anna Thaler, Orietta Notari e Sara Serraiocco
O ator francês Karim Leklou no filme ''Le Roman de Jim'' dos irmãos Larrieu conquistou a melhor Interpretação Masculina.
Na Secção Descobertas, o Prémio TAP Revelação foi em ex-aequo para: Kneecap, Rich Peppiatt e Les Fantômes, Jonathan Millet.