«Terra» de Mariza entre os dez melhores álbuns do ano em três publicações britânicas
Lisboa, 13 Dez (Lusa) - O álbum "Terra", de Mariza, editado a 30 de Junho em Portugal, foi considerado um dos dez melhores do mundo na área da "world music" por três publicações britânicas.
A revista Songlines coloca "Terra", produzido por Javier Limón, no 4º lugar, numa lista liderada Victor Démé do Burkina-Faso, qualificado como a "grande descoberta deste ano".
A seguir a Mariza surge Concha Buika com o álbum "Niña de fuego", refira-se que a cantora espanhola faz um dueto com Mariza no álbum "Terra", intitulado "Pequenas verdades".
A Songlines qualifica o quarto álbum de originais de Mariza como "brilhante" e salienta as parcerias feitas com Buika e Tito Paris em "Beijo de mar" (B.Leza)
Na revista UnCut "Terra" surge em oitavo lugar, enquanto no Sunday Times em nono.
O Sunday refere-se a Mariza como "rainha do fado" e refere as influências do jazz no álbum e "a versão cabo-verdiana de saudade".
Concha Buika que na terça-feira actua em Lisboa, alcançou neste top o 2º lugar, salientando o Sunday Times o "carisma" da cantora espanhola que faz uma fusão do flamenco com o jazz.
Nesta tabela, liderada pelo Garifuna Womens Project Umalati, referência ainda para o álbum de Omara Portuondo com Maria Bethânia, classificado em sexto lugar.
Na tabela da Uncut, Mariza não é a única portuguesa, no 4º lugar ficaram os Buraka Som Sistema que, este ano, ganharam já o Prémio MTV Melhor Grupo Português e promoveram a sua música em Liverpool, onde foi a entrega dos galardões a sua música.
"Black Diamond", o primeiro álbum desta banda dos arredores de Lisboa, foi editado em Novembro passado.
NL.