Lisboa, 22 Julho (Lusa) - A Televisão Pública de Angola (TPA) apresenta o seu canal internacional, quinta-feira, numa gala festiva no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A TPA Internacional é o terceiro canal da televisão pública angolana, que já opera com os canais domésticos TPA 1 e TPA 2.
Numa primeira fase, a TPA Internacional vai transmitir experimentalmente para a Europa e, posteriormente, alargará a sua emissão para a África e Américas.
A emissora pública angolana informou que o lançamento do canal internacional tem como objectivo elevar a TPA ao estatuto de "televisão de referência" no continente africano e no mundo.
A implementação do novo canal vai permitir uma maior divulgação de informação relacionadas com o país junto das comunidades angolanas no exterior e também sobre o desenvolvimento socio-político, económico e cultural de Angola.
A programação internacional vai ser formada por parte dos conteúdos dos canais da TPA 1 e TPA 2, incluindo telejornais e programas de variedades e entretenimento.
A festa de apresentação do novo canal contará com vasto leque de artistas convidados: Kilandukilu, Daniel Nascimento, Bruna Tatiana, Kizua Gourgel, Carlos Burity, Karina Santos, Bonga, Nayma, Pérola, Yola Araújo, Maya Cool, Puto Lilás e Yuri Da Cunha, entre outros.
Para a gala, foram convidadas inúmeras individualidades e também representantes oficiais angolanos e dos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O evento acontece à margem da VII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que acontece quinta e sexta-feira, na capital portuguesa.
CSR.
Lusa/Fim